Categoria: Teatro

6 meses atrás 0

A PROPÓSITO DE TEATRO
0 (0)

Por Rui Freitas

O teatro em si compõe e apresenta-nos um “caldo” de elementos comunicativos como talvez nenhuma outra forma de expressão artística ou não, de comunicação no seu todo e em conjunto, nos proporciona num só meio, ou através de um só medium.

15 de Julho, 2022 0

Andrea Chénier no Teatro Nacional de São Carlos
0 (0)

Por António Lourenço

A ópera Andrea Chénier, com música do compositor Umberto Giordano (1867-1948), baseia-se na vida real do poeta francês com aquele nome, nascido em 1762 em Istambul e precocemente executado em 1794. Tergiversou contra os excessos do período, chamado do terror, despoletando a sua subida ao cadafalso.

7 de Junho, 2022 0

Cinema Medo, No Cinema São Jorge
0 (0)

Por Filipe Daniel

Todo um espetáculo de aproximadamente 1 hora tenta fazer um exercício de psicologia duplo, se por um lado vivemos e analisamos a frustração da personagem principal e todos os seus momentos: quem era, como morreu, quem são os seus demónios, por outro é exercício pessoal de entrar e lidar com o medo de cada espectador,

3 de Março, 2022 0

Paraíso- A Divina Comédia
0 (0)

Por Filipe Daniel

Este Paraíso é uma atitude crítica de João Brites face ao desenho religioso do Paraíso, um local que será sempre estático em que a auto reflexão é a única possível, uma auto-psicanálise portanto, mas sem ser possível fazer alterações às nossas futuras ações.

8 de Fevereiro, 2022 0

Terra Nullius
0 (0)

Por Filipe Daniel

Somos chamados a iniciar Terra Nullius junto ao rio Tejo, precisamente num local de mera passagem, é de Lisboa bem sabemos, mas bem que poderia ser de ninguém, tal como são a Antártida, Bir Tawil ou os corpos celestes. Ali estamos, um pequeno grupo entre o Porto de Lisboa com as imponentes gruas Poderosa e Vigorosa

30 de Julho, 2021 0

Coleção de Espectadores: O teatro somos nós
0 (0)

Por Filipe Daniel

Se o teatro serve para pensar a sociedade, para provocar emoções, reforçar ou destruir regimes políticos, criar estereótipos ou destruí-los está muito bem, mas o desafio deixado é algo tão simples quanto olhar em volta e perceber quem somos nós enquanto espectadores de teatro, e tomar consciência de quem nos rodeia, é perceber que há mais teatro além do espetáculo.