Bolero de Ravel

Alunos da Juilliard & New York Philharmonic Tocam Bolero de Ravel
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8 de Maio, 2020 12 Por Artes & contextos
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Também o tempo torna tudo relativo.

Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 2 anos - o que em 'tempo Internet' é muito. Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas. Se for o caso, aceita as nossas desculpas.

Bolero de Ravel em confinamento.

Como todos os que estamos no isolamento COVID-19, os estudantes da Juilliard estão ansiosos por sair e tocar. Para eles, o desejo é um pouco mais um imperativo. Sem se encontrarem e ensaiarem juntos, estes artistas dedicados e em início de carreira não conseguem aperfeiçoar as suas capacidades. “Em épocas normais”, escreve Benjamin Sosland no Juilliard Journal, “os salões da Juilliard estariam nesta altura,  a fervilhar com vários grupos: quartetos de cordas, conjuntos de jazz e cantores a trabalhar em salas de ensaio no quarto andar; bailarinos a criar novas coreografias no terceiro andar; alunos de HP (N. da R. – Hand Percussion) a embelezar linhas de baixo em conjunto na Sala 554, o principal estúdio de cravo; actores a fazer trabalhos em conjunto na lendária Sala 301″.

O distanciamento social tem sido um sacrifício para todos, mas estes artistas, em vez de desistirem, fizeram o melhor com a colaboração editada logo abaixo, Bolero Juilliard. É fácil perder de vista o facto de se tratar de uma colagem de performances individuais, apesar de ser exactamente isso que temos diante de nós.

 

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Os movimentos são tão bem coreografados, as actuações tão bem sincronizadas, que suspendemos a descrença. Não ouvimos as falas, as indicações perdidas, as notas azedas e as piadas maliciosas que devem acontecer mesmo nos mais altos níveis de desempenho. Mas vocês também dariam o vosso melhor se soubessem que iriam atuar (de certa forma) com ex-alunos tão ilustres como Yo-Yo Ma, Laura Linney, Patti Lupone e Itzhak Perlman, não?

“Proposta pelo Presidente [Juilliard] Damian Woetzel e sob a liderança artística do coreógrafo… Larry Keigwin”, relata Sosland, a colaboração virtual reúne ” bailarinos, instrumentistas, cantores, actores e ex-alunos” numa versão pessoal de uma peça encenada por Keigwin em 14 cidades dos Estados Unidos nos últimos anos.

O Bolero de Maurice Ravel é em si mesmo “uma composição particularmente colaborativa na medida em que passa o tema melódico através de uma série de solos”, escreve Grace Ebert no Colossal. “As performances sequenciais realçam os tons e sons distintos de cada instrumento, seja uma flauta, um violino ou o anómalo saxofone”.

 

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É uma peça que exprime directamente a experiência de tocar em conjunto isoladamente, talvez tenha sido por isso que a New York Philharmonic também optou por tocar Bolero, juntos e afastados numa homenagem em vídeo aos “trabalhadores da saúde na linha da frente da crise da COVID-19”.

Sem os intensos efeitos coreográficos e de montagem minuciosa do Bolero Juilliard, o vídeo não confirma a ilusão de que estes músicos estão realmente a tocar juntos, mas fecha os olhos e podes imaginar que estás na plateia, a ouvi-los do palco e não das suas casas. É obviamente um trabalho que estes músicos fazem com alegria, por gratidão e amor à sua arte… e também provavelmente porque é assim que vão ter de tocar juntos num futuro previsível.

(Respeitosamente o A&c não partilha desta última imagem pouco otimista. Temos que acreditar.)

O artigo original foi publicado em @Open Culture
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Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos


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Jaime Roriz Advogados Artes & contextos