Categoria: Conversas

26 de Novembro, 2021 0

Conversa com a fotógrafa Tatiana Saavedra
0 (0)

Por Rui Freitas

A Tatiana Saavedra licenciou-se em Cinema na Universidade Lusófona, mas confessa que, embora apaixonada pelo cinema, é na fotografia que encontra o seu elemento. Ainda assim, o mapa da sua vida evidencia diversos marcos de um rico percurso como cineasta, escritora e realizadora e foi nesta pele que venceu a competição europeia “Cinema and Industry Alliance for Knowledge” nas categorias ‘Best Project’ e ‘Business Plan’. Estreou no DocLisboa em 2017 o filme O Descanso na Intensidade das Cores, sendo este apenas um dos muitos festivais nacionais e internacionais de cinema em que tem marcado presença. Com a fotografia para o cartaz do filme Ouro sobre Azul, venceu em 2019, o primeiro prémio dos Prémios Sophia. Acabou de chegar de Paris onde participou na prestigiada exposição ImageNation.

1 de Outubro, 2021 0

Sintra Con-Cê um Evento Mágico
0 (0)

Por Laura Carvalho Torres

O Artes & contextos conversou com Nuno Cintra e Giulia Dal Piaz, diretores do festival Sintra Con-Cê um Evento Mágico. Artes plásticas, com exposições, música ao vivo, oficinais pontuais, e exibição de curtas-metragens e de uma longa-metragem, além da zona de comidas e bebidas.

18 de Junho, 2021 0

Uma Conversa com Richard Sorce
0 (0)

Por Rui Manuel Sousa e Rui Freitas

Bossambal Brazil, o quarto disco de Richard Sorce, continua a senda da exploração e reconfiguração dos sons brasileiros que o apaixonaram há muito. O Samba a Bossa Nova e as Baladas, são fonte de inspiração e matéria-prima para este, afinal, músico de Jazz.

Por: Rui Manuel Sousa e Rui Freitas

18 de Junho, 2021 0

A Conversation with Richard Sorce
0 (0)

Por Artes & contextos

Bossambal Brazil, (Bossambal is a neologism created by Richard formed by: Bossa, Samba and Ballads) Richard Sorce’s fourth album, continues the path of exploration and reconfiguration of the Brazilian sounds that have long passionate him.

By: Rui Manuel Sousa & Rui Freitas

29 de Abril, 2021 0

Luiza de Jesus – A Assassina da Roda
0 (0)

Por Rui Freitas

Maria Henrique transfigura-se e reconfigura-se vezes sem conta, sob o domínio de Luíza de Jesus que a possui; é a condenada a caminho da forca, enquanto é atenazada (queimada com uma tenaz em brasa), um rosto perdido sem uma expressão identificável, mas não só.

10 de Junho, 2020 0

Hélène Planquelle, A Subjetividade de uma Outra Consciência
0 (0)

Por Rui Freitas

Hélène Planquelle dá-nos imagens fortes, a óleo, em tons secos; desenhos a carvão, onde impera o negro, imagens carregadas de uma simbologia que nos transporta a um plano onírico, para uma alcova ou um pesadelo. Pinturas e desenhos de volumetria quase palpável da escultura renascentista; com toque pictoral, quase impressionista.