OperaFest22 Lisboa – Noite Americana0 (0)
OperaFest22 Labirinto e Uma Partida de Bridge Prosseguindo o OperaFest22 – Lisboa, e após o grande sucesso de…
Arte e Cultura Artística
OperaFest22 Labirinto e Uma Partida de Bridge Prosseguindo o OperaFest22 – Lisboa, e após o grande sucesso de…
A ópera Andrea Chénier, com música do compositor Umberto Giordano (1867-1948), baseia-se na vida real do poeta francês com aquele nome, nascido em 1762 em Istambul e precocemente executado em 1794. Tergiversou contra os excessos do período, chamado do terror, despoletando a sua subida ao cadafalso.
Todo um espetáculo de aproximadamente 1 hora tenta fazer um exercício de psicologia duplo, se por um lado vivemos e analisamos a frustração da personagem principal e todos os seus momentos: quem era, como morreu, quem são os seus demónios, por outro é exercício pessoal de entrar e lidar com o medo de cada espectador,
A lenda do Dr. Faust teve a sua origem na antiguidade, imortalizada pelo escritor e poeta Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), sendo a presente ópera baseada no episódio dos amores entre Faust e Margarida, do poema de Goethe
Estreada em 1896 e composta por Giacomo Puccini, La Bohème é uma das óperas mais populares e cantadas nos Teatros de todo o mundo e esteve no TNSC sob a direção musical do Maestro Domenico Longo.
Este Paraíso é uma atitude crítica de João Brites face ao desenho religioso do Paraíso, um local que será sempre estático em que a auto reflexão é a única possível, uma auto-psicanálise portanto, mas sem ser possível fazer alterações às nossas futuras ações.
Somos chamados a iniciar Terra Nullius junto ao rio Tejo, precisamente num local de mera passagem, é de Lisboa bem sabemos, mas bem que poderia ser de ninguém, tal como são a Antártida, Bir Tawil ou os corpos celestes. Ali estamos, um pequeno grupo entre o Porto de Lisboa com as imponentes gruas Poderosa e Vigorosa
Se o teatro serve para pensar a sociedade, para provocar emoções, reforçar ou destruir regimes políticos, criar estereótipos ou destruí-los está muito bem, mas o desafio deixado é algo tão simples quanto olhar em volta e perceber quem somos nós enquanto espectadores de teatro, e tomar consciência de quem nos rodeia, é perceber que há mais teatro além do espetáculo.
Uma Casa de Bonecas do norueguês Henrik Ibsen continua a fazer sentido, continua a gritar no século XXI que já não estamos no século XIX, em que atitudes machistas e patriarcais já estão ultrapassadas, e este espetáculo com esta encenação quer-nos relembrar disso.
Hamster Clown com encenação de Ricardo Neves-Neves e interpretação de Rui Paixão, é um espetáculo sem texto, uma história acima de tudo sobre libertação, nonsense e transformação.
No dia 31 de março de 2023,
o Artes & contextos cancelou a inscrição na ERC e suspendeu toda a publicação.
O site manter-se-á online e livre para consulta, graças ao um patrocínio de uma leitora,
que prefere manter o anonimato.
Algo de novo vai acontecer. Oportunamente daremos notícias.
Ο
(Muito obrigado, A.C.P.).