
O que faz um grande compositor?
27 de maio, 2022O maior compositor
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
Em alguns aspectos, esta é uma escolha única para cada um de nós. Posso considerar W.A. Mozart como sendo o maior compositor que alguma vez viveu, ao passo que se pode achar que a distinção deve ser legitimamente atribuída a Robert Schumann.
Até certo ponto o que é óptimo para vada um depende dos seus gostos, experiência, disposição e talvez até dos seus conhecimentos de música. Alternativamente, poderíamos adotar as conclusões dos estudiosos e críticos de música que subscrevem aquela longa lista de grandes compositores clássicos que frequentemente informam e dão cor às nossas opiniões.
Não devemos ignorar o facto de que ao colocarmos compositores numa espécie de classificação com alguns no topo, enquanto outros definham nas profundezas do desconhecido, existe o perigo de se perderem algumas belas músicas.
O que faz um grande compositor
Poderia ser frutífero considerar que atributos poderíamos esperar de qualquer compositor que seja chamado ‘grande’. Se sentirmos que a produção em termos de pura quantidade é fundamental, compositores como Franz Schubert, W.A. Mozart, e Joseph Haydn saltavam imediatamente para a linha da frente.
Sabemos que W.A. Mozart completou mais de seiscentas composições na sua breve vida. Haydn tem mais de uma centena de sinfonias e numerosas outras obras.
Schubert deixou um reportório de mais de mil canções, mais nove sinfonias e inúmeras outras peças. A questão que naturalmente surge deste critério único é como sabemos que todas essas muitas composições eram dignas de ser chamadas grandes? É outro dilema.
Devemos colocar a capacidade técnica lá em cima com a produção? Aqui deparamo-nos com mais dificuldades, pois o que era considerado uma técnica essencial na Renascença não é necessariamente paralelo com o que teria sido aplaudido na Era Romântica, ou mesmo nos dias de hoje do século XXI.
Mesmo avaliando compositores durante o mesmo período, ainda há desenvolvimento musical durante esse período de tempo que poderia deslocar a ênfase de algumas técnicas para outras mais recentes.
Poderemos colocar frente a frente a técnica de J.S. Bach e a de Antonio Vivaldi e concluir razoavelmente que um dos compositores é maior do que o outro?
A forma como a cultura popular distingue o grande do resto é permitindo que o público decida. Claro, há promoções de peso que manobram a cultura popular, além da influência dos meios de comunicação, mas em última análise, as pessoas optam por comprar, transmitir, e descarregar certas faixas. Estes fornecem dados estatísticos bastante claros que todas as semanas dão gráficos para singles e álbuns nos EUA e no Reino Unido. O que é ‘grande’ pop music são as faixas que vendem e geram receitas para os artistas e gravadoras.
Aplicar esta regra aos compositores de música clássica é pelo menos mais desafiante quanto mais para trás no tempo musical se viaja. É possível, no entanto, saber qual a música do compositor que mais resistiu e pode ser tomada como uma medida de grandeza?
O risco aqui é que isto pode não refletir exactamente a popularidade de um compositor durante o tempo em que viveu. Isto significa que já não são grandes ou que a verdadeira grandeza implica longevidade popular?
Muitos compositores que gozaram de popularidade durante as suas vidas caíram na obscuridade pouco tempo depois. Confiamos nas tendências ou na moda para ditar a grandeza?
Há algo a dizer para se fazer uma comparação entre grandeza e ‘originalidade’. Sei que isto abre outra caixa de Pandora, mas decidir a grandeza por outros meios está a revelar-se insatisfatório. Por que a originalidade de um compositor pode ter peso nesta discussão é porque são estes desenvolvimentos ou saltos quânticos feitos por estes compositores que permitem o crescimento de novas músicas.
Não é tanto que um compositor fosse capaz de espelhar sem falhas as expectativas estilísticas da sua época, mas sim como eles foram contra a maré da moda e esculpiram o seu lugar único na música. A sua contribuição através das suas abordagens não convencionais à composição musical permite aos futuros e mesmo aos compositores contemporâneos levar a tocha para fases futuras de desenvolvimento musical.
Ludwig van Beethoven, eu sugeriria, é precisamente um compositor que sob este critério mereceria o título de grande.
O trabalho de Beethoven em direcção aos períodos médio e posterior da sua vida foi inigualável e sem precedentes. As suas inovações foram notáveis e abriram o caminho para tantos compositores da próxima geração e para além dela.
À mesma luz, estão estes compositores cuja voz é algo orgânico. Com isto, quero dizer que eles não tentaram esculpir um nicho para si próprios e depois simplesmente permaneceram lá até deixarem de escrever. Em vez disso, estes ‘grandes’ compositores desenvolveram o seu som a cada passo do caminho, nunca permitindo que a sua música permanecesse inalterada. Aspiraram a lutar constantemente por algo diferente, a desafiar as convenções, e ainda assim permanecer fiéis aos seus ideais.
Este nível de convicção e dedicação à composição, particularmente se levar a tal inovação e progresso deve contar para uma proporção significativa da grandeza de um compositor.
Um compositor que vem à mente quando se chega a este ponto é Igor Stravinsky. Apesar da sua popularidade inicial com ballets como ‘Petrushka’ e o ‘Firebird’, ele não se contentou em continuar a compor da mesma forma.
Stravinsky produziu a seguir um ballet chamado ‘O Rito da Primavera’ (1913), que não poderia estar mais longe das suas obras anteriores do que se tivesse empregado outro compositor para o escrever.
Conteve um motim enorme e bem documentado quando foi realizado pela primeira vez. Stravinsky evoluiu constantemente absorvendo as tendências atuais, novos estilos, e outras culturas na sua música. Algumas das composições tiveram mais sucesso que outras mas, para mim, a sua grandeza reside na sua dedicação de toda a vida ao aperfeiçoamento, desenvolvimento e impacto na futura geração de compositores.
Acabarei como comecei com a proposta de que o que é óptimo para uma pessoa pode não ser óptimo para outra quando se pensa em grandes compositores. Quando a pergunta é colocada e se dá uma vista de olhos realmente atenta, talvez não seja assim tão fácil ter a certeza da resposta.
Eu sei quais os compositores que sinto que são grandes e porque são importantes para mim e que podem ser um bom ponto de partida para começar, se estiver a fazer a si próprio a mesma pergunta.
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
O artigo original What Makes A Great Composer?, foi publicado @ CMUSE – Classical
The original article What Makes A Great Composer?, appeared first @ CMUSE – Classical
Talvez seja do seu interesse: A Música de J.S. Bach interpretada no Lautenwerck, o seu
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.