
Fica no Singelo0 (0)
11 de Outubro, 2015
Fica no Singelo
Num espetáculo de dança a música é uma componente obrigatória e neste caso é a música tradicional portuguesa que serve de motivo e inspiração. A coreografia aborda os seus movimentos e ritmos de forma contemporânea e um corridinho algarvio, um vira ou uma valsa mandada alentejana servem de pretexto para evocar de forma original alguns rituais e convenções das danças tradicionais.
As rodas, os pares, as trocas de pares, as pausas e movimentos são os lugares, as gentes e a expressão da cultura popular pelo corpo e pela alma sonora. Da apatia ao êxtase bailarinos e tocadores oferecem ao público o sentimento artístico da sua interpretação que identificamos como a relação interior e individual de cada um sendo o espectáculo final o fruto da interacção e exteriorização dessas mesmas relações. A constante relação do adereço musical com a coreografia remete-nos para um tempo em que não havia dança sem instrumentos e tocadores presentes e em que a dança tinha um papel bastante mais importante nas relações pessoais entre indivíduos. Para além da coreografia, as vozes, as percussões tradicionais, a sanfona, a braguesa, o bandolim e a concertina, ou seja tudo o que os bailarinos e tocadores podem oferecer, há também uma base sonora programada e um desenho de luzes cujo papel é fundamental na colagem e corporização do tempo do espetáculo. Encontramos durante o espetáculo coisas tão díspares como a tradição oral na interpretação da canção açoriana A Vida do Caracol, uma interpretação avant-garde do corridinho algarvio, um momento cómico baseado em lengas-lengas e trava-línguas e um outro inesperado com a própria Clara Andermatt sentada numa cadeira a tocar gaita-de-foles com movimentos corporais bruscos e cadenciados terminando visivelmente cansada a dizer:
– “Isto? É uma gaita!”
No final do espetáculo somos convidados a participar num baile onde podemos ensaiar alguns dos passos usados no espectáculo.
“O nome deste espectáculo “Fica no Singelo” é inspirado num dos passos das valsas mandadas tradicionais do Alentejo litoral chamado “Singelo”, é o passo base que inicia a valsa e onde se volta sempre depois de executado qualquer outro passo que o mandador ordene. “
Ficha técnica
Intérpretes criadores:
André Cabral, Bruno Alves, Francisca Pinto, Joana Lopes, Linora Dinga, Sergio Cobos, Catarina Moura, Luís Peixoto e Quiné Teles
Direcção e coreografia: Clara Andermatt
Direcção musical: Luís Pedro Madeira e Clara Andermatt
Composição: Luís Pedro Madeira
Desenho de luz: José Álvaro Correia
Figurinos: José António Tenente
Paisagem sonora electrónica: Jonas Runa
Produção: Companhia Clara Andermatt
Parceria: . Pé de Xumbo
Apoio: Musibéria
Consultadoria e pesquisa antropológica: Sophie Coquelin
Reportório de danças tradicionais: Mercedes Prieto e Ana Silvestre
Co-produção: Culturgest, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato e Centro Cultural Vila Flôr
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

No baile
Mandadora : Ana Silvestre ou Mercedes Prieto
Músicos : Sergio Cobos, Luís Peixoto e Quiné Teles
Musico, entusiasta de cordofones que gosta de falar de música, da sua alquimia e do seu indelével sentido cultural.