Circo Marte

Circo Marte, Exposição de Marina Anaya

2 de fevereiro, 2021 Desligado Por Isabel Pinheiro

Circo Marte

 

O Circo Chegou à cidade pela mão da Galeria Arte Periférica, mais propriamente através das obras de Marina Anaya na exposição Circo Marte.

O circo? agora?, vai questionar-se. Mas o circo vem no Natal não nesta fase do ano, ainda por cima no meio de uma terrível pandemia que todos estamos a viver.
Pois é, esta exposição também chegou em dezembro mas devido às enormes dificuldades com que nos temos deparado, a sua inauguração também tem vindo a ser adiada.
No entanto, ele está cá, “Circo Marte” está cá, bem vivo!

 

Circo Marte

CIRCO JUPITER, 2020 – Óleo sobre tela- 150 X 150 CM (003)

 

Marina Anaya é uma artista plástica espanhola, de Madrid, onde vive e tem um dos seus ateliers.

Obras de pintura, escultura, gravura, cerâmica e joalharia fazem parte do seu Curriculum, em especial a pintura e gravura tendo terminado a sua formação académica nesta área, na Universidade de Castilla-La Mancha, em 1966. Segue-se depois uma fase em que ligada à Agência Espanhola de Cooperação Internacional, esteve num projeto em Florianópolis-Brasil onde para além de docente, também já trabalhava nos seus próprios projetos. Mas será em Havana – Cuba, onde faz o seu doutoramento, que a sua obra vai sofrer uma grande influência ao nível das cores, das suas personagens coloridas e tão vivas, tão influenciada pela mulher cubana, pelas cores, vida, e alegria daquela cidade.

Circo Marte

MARINA ANAYA – MR. SATURNO AND LADY VENUS, 2020 – Óleo sobre tela 130 X 130 CM

De volta a Madrid, a sua paixão pela gravura destaca-se pois considera-a uma forma de arte em evolução, explorando novos meios para desenvolver esta técnica, sempre e já com uma grande preocupação com o ambiente, na sua procura de materiais, tintas, etc.
Pintura, escultura e gravura são o seu “main work” mas também desenho e ilustração estão presentes na sua vida profissional.

O amor e o encontro entre pessoas estão sempre presentes no foco do seu trabalho, onde podemos encontrar essas referências.
Menorca, outra das ilhas importantes na vida de Marina Anaya, onde, por vezes, passa férias levam para o seu trabalho os verdes, as árvores, as tonalidades das algas marinhas ou, também as festas, os encontros entre pessoas, os abraços, os beijos, os olhares, assim como a magia de tudo isto junto num ambiente sempre de cor, alegria, Sol e amor estão presentes nas suas obras.

No “CIRCO MARTE” falamos de figuras imperfeitas, com formas impossíveis de alcançar, desordenadas, divertidas, coloridas, que se vão descobrindo em cada trabalho de Marina Anaya.

Circo Marte

MARINA ANAYA PARA TI, 2020 – Óleo sobre tela- 130 X 130 CM

Nesta exposição, a artista faz uma pequena viagem ao mundo do circo onde, mais uma vez, sobressaem a boa disposição, as cores, a luz, o otimismo e o equilíbrio, tão difícil de conseguir, mas podendo mesmo vir a ser uma forma de estar na vida.

Toda a sua obra nos chama para isso.

 

VIDA, LUZ, CÔR, ALEGRIA e AMOR!


Talvez seja do seu interesse: Tim Madeira – O Homem Por Detrás Do Artista

Isabel Pinheiro
Segue-me
Últimos artigos de Isabel Pinheiro (exibir todos)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Open Call Artes & contextos