EXPOSIÇÃO “VERÃO O OUTONO”

Exposição “Verão o Outono”
0 (0)

26 de outubro, 2020 0 Por Isabel Pinheiro
  • 2Minutos de leitura
  • 526Palavras
Também o tempo torna tudo relativo

Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 2 anos - o que é muito em "Tempo Internet". Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas.

Verão o Outono

Exposição de Teresa Mendonça e Luzia Lage

 

Sábado à tarde, Sol maravilhoso, mesmo apetitoso para uma saída e apreciar a exposição “VERÃO O OUTONO”, assinada por Teresa Mendonça e Luzia Lage, na CNAP, em Telheiras, que nos presenteia com obras destas duas artistas plásticas, que não precisam de apresentação. Mas ainda assim…

Teresa Mendonça,

nome sobejamente conhecido nas artes plásticas, enveredou pela pintura referenciando-se na obra do Mestre Hilário Teixeira Lopes, do qual sofre forte influência, segundo a própria.

Exposição "Verão o Outono” Artes & contextos IMG 20201017 172623

.

.

.

Mais tarde e durante toda a sua carreira vai percorrendo o seu próprio caminho onde a abstração e o uso de milhentas cores, tonalidades, materiais, etc. sobressaem claramente.

Optando sempre por combinações de cores arrojadas vai “construindo” obras onde a estética e o equilíbrio das linhas e formas que, tanto nos parecem, por vezes, feitas ao acaso, resultam numa obra que nos envolve em sombras, tonalidades, volumes que criam aquele mistério que sempre encontramos no trabalho de Teresa Mendonça.

Exposição "Verão o Outono” Artes & contextos IMG 20201017 172614 1

.

Detentora de vários prémios até ao dia de hoje, continua a sua obra sem nunca nos desiludir, muito pelo contrário, ficamos sempre a aguardar, quando será a próxima?

Exposição "Verão o Outono” Artes & contextos IMG 20201017 172623 1

.

.

Exposição "Verão o Outono” Artes & contextos IMG 20201017 172641 1 1

.

 

 

Luzia Lage

uma artista amplamente premiada, continua a apresentar-nos obras de uma sensibilidade única.

Exposição "Verão o Outono” Artes & contextos IMG 20201017 172524

.

 

O trabalho de Luzia Lage centra-se muito na figura humana, tanto feminina como masculina, mas maioritariamente feminina em que personifica ações e lendas, como é o caso da Rainha Stª Isabel ou personagens de uma simbologia em que a figura materna sobressai nas suas ações, transfigurando-se e reintegrando-se na própria natureza.

Exposição "Verão o Outono” Artes & contextos IMG 20201017 172230

.

Aparece-nos “O Menino Verde”, figura da simbologia cuja tarefa ligada à era em que vivemos, de poluição, da agressividade é precisamente despoluir, humanizar-nos e aos poucos também ele próprio nos vai reintegrando e ajudando a salvar a nossa própria natureza, contrariando esta negatividade e levar-nos com a sua inocência a caminhar na direção certa.

Exposição "Verão o Outono” Artes & contextos IMG 20201017 172515 1

.

.

Igualmente premiada por diversas vezes e representada em várias coleções particulares nacionais e internacionais, Luzia Lage continua com as suas figuras, tendo sempre em comum o rigor do desenho, a transfiguração do corpo e a liberdade do espaço.

Verão o Outono

.

.

Considera, por favor fazer um donativo ao nosso site.
Ajuda-nos a não depender da publicidade para continuarmos a partilhar Arte mantendo o Artes & contextos livre.
Podes também ajudar-nos ao subscreveres a nossa Newsletter e acompanhando-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram

 

Afinal “Arte é  mistério!” e não nos esqueçamos que cada obra não termina nas mãos do artista, mas pelo contrário a sua vida começa, quando os seus apaixonados as vão vendo diariamente e de cada vez que as olham, sentem e veem um sentimento diferente ou outra interpretação que não era a do dia anterior e que todos os dias nos vão proporcionando diferentes sensações.

 

Esse é afinal o grande mistério!

0

Como classificas este artigo?

De olhar sempre atento, perscrutando o belo à minha volta, observo e absorvo para, divagando pela palavra, revelar e ajudar a trazer à luz o que vou encontrando pelo caminho

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos