
Sem Filtro (Chamboultout)0 (0)
27 de Junho, 2019
Sem filtro (Chamboultout), realizado por Eric Lavaine e baseado numa história verídica, conta com a participação dos Ibéricos José Garcia (espanhol) e Nuno Lopes (português). Realizador do célebre filme Retournez Chez Ma Mére (Isto só a mim!), Lavaine leva-nos numa viagem emocional relatando uma história inspiradora de como o ser humano pode lidar com as maiores adversidades.

Fotos Copyright : © 2019 Same Player – Gaumont Photos : Nathalie Mazéas
Beatrice (Alexandra Lamy) decide escrever um livro a relatar os últimos cinco anos da sua vida condicionados pelo acidente que o seu marido Frederic (José Garcia) sofreu e que, após um coma de 127 dias, o deixou cego e com dificuldades cognitivas. Essas mesmas dificuldades prendem-no, psicologicamente, ao ano de 2013, mas também o deixaram sem filtro: diz literalmente tudo o que lhe vem à cabeça.

Fotos Copyright : © 2019 Same Player – Gaumont Photos : Nathalie Mazéas
Entre lidar com o quotidiano, o crescimento dos filhos e o cuidado contínuo do seu marido, Beatrice encontra em Bérnard (Nuno Lopes), chefe de uma estação de autocarros, um porto de abrigo emocional e amoroso.
Apesar deste caso de adultério, Bea – como Frederic carinhosamente lhe chamava – ama incondicionalmente o seu marido, mas também o amante.
O que distingue estes dois sentimentos paralelos, é a motivação de cada um: a relação com Fred é psicológica e matrimonial, enquanto relação com Bérnard é física e extraconjugal, mas ambas se complementam, e coexistem, sem que ela pretira qualquer uma delas.
Para celebrar o seu aniversário, Fred e Bea vão para Biarritz, com os seus amigos. Esses mesmos amigos, são os companheiros de viagem do casal nos últimos 5 anos.

Fotos Copyright : © 2019 Same Player – Gaumont Photos : Nathalie Mazéas
Confrontando-nos com a importância da amizade, apesar das suas incontornáveis complicações, cada um dos amigos tem o seu papel especial na condução desta situação tão especial, tornando-se necessariamente personagens do livro biográfico de Bea.
Das muitas verdades inconvenientes que ressaltam da leitura do livro, nascem discussões entre as personagens, sendo que o elemento caótico e o toque cómico pincelam a tela fílmica oferecendo uma dinâmica especial a cada cena. Cada personagem é única e inesquecível, com uma presença marcante na narrativa.

Fotos Copyright : © 2019 Same Player – Gaumont Photos : Nathalie Mazéas
Biarritz serve de fundo para a mise en scène do filme transmitindo-nos a mistura entre a calmaria ofertada pelas paisagens verdejantes e o azul do mar versus o turbilhão de emoções, que as personagens vivem num paralelo ao processo meteorológico e da naturalidade com que se passa de um dia solarengo a uma tempestade.
O filme mostra-nos como uma amizade verdadeira deve ser construída com base na verdade e na honestidade, mas sobretudo no amor.
A construção do argumento foge à usual comédia romântica. Para isso o realizador procura atribuir-lhe uma carga dramática que permite levar a história por caminhos que mostram uma lógica e uma sensibilidade para com as personagens muito especial.

Fotos Copyright : © 2019 Same Player – Gaumont Photos : Nathalie Mazéas
Assim, é mostrada a vida extraconjugal que Béa tem com Bernard, não de modo castrador ou negativo, mas como uma consequência lógica da situação dramática que vive e que culmina muito bem, citando a mãe de Fred, na conclusão de que: “Fred necessita de Béa, mas Béa precisa de Bernard“. Isto, demonstrando que as coisas não têm obrigatoriamente que seguir a lógica política e socialmente correta, mas sim o rumo que as circunstâncias oferecem.
100 minutos em que o espectador não pode deixar de ficar complacente com a emoção que lhe é oferecida através da trama. Esta, transmite-nos uma clara “moral da história”: honestidade, confiança e amor são a tríade que constitui a base de uma amizade sem limites.
Béa, é o exemplo disso mesmo: compreende a sua posição e não abdica dela, continuando a nutrir um amor incondicional por Fred e pela vida.
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Estreia a 27 de Junho.
Veja aqui, Sem Filtro, no IMDB
Licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras de Lisboa. Apaixonada por histórias contadas na imagem, literatura do século XIX e artes decorativas. Defensora da liberdade no mundo da arte.