
Booksmart: Inteligentes e Rebeldes0 (0)
14 de Agosto, 2019
MALALA! – Booksmart, ou a certeza de que há na vida, tempo para tudo.
As expectativas que tínhamos antes do visionamento deste filme eram bastante positivas. Conhecíamos Beanie Feldstein de Lady Bird e as espectativas estavam no máximo. Sabíamos não se tratar da típica história de filme teen em que a trama se desenvolve para o objetivo universal da maioria desses filmes: o namoro entre a rapariga e o rapaz do liceu/ secundário. Confirmou-se e ainda bem! Significa que há novas possibilidades e novos campos a serem explorados. Booksmart dá a tónica a esse caminho com uma proposta muito simples, criando uma história de amizade entre duas raparigas que se encontram a terminar o ensino secundário.

Beanie Feldstein e Kaitlyn Dever
Amy (Kaitlyn Dever) e Molly (Beanie Feldstein) são duas amigas, consideradas como as nerds da sua turma. Molly, ao aperceber-se que os restantes colegas fizeram uma vida escolar de festa e, que ainda assim irão integrar as Harvards deste mundo, toma uma decisão – passar a última noite antes da graduação na festa do rapaz mais popular da escola. A premissa pode parecer cliché, e as personagens são em muitos casos estereotipadas: bad boy, rapariga popular, etc. no entanto, essas personagens tipo, servem de pano de fundo para destacar a nossa dupla – Amy e Molly.

Kaitlyn Dever e Beanie Feldstein
Este é um filme que trata muito bem a identidade, e o modo como as relações num período tão importante formam o modo como construímos as nossas vidas daí em diante. É, portanto, um filme de autoconhecimento de Amy e Molly, mas também de conhecimento de quem as rodeia. Apesar das situações serem altamente exageradas e obviamente impossíveis na realidade, elas seguem uma lógica de verdade e provam-nos que o cinema, para fazer sentido, não tem de seguir constantemente uma linha realista.
Ao longo do filme, a dupla passa por diversas festas, nas quais vão experimentando o que nunca pensaram vir a fazer: desde consumir substâncias alucinogénicas, álcool, etc. e permitindo-nos ao longo dessas festas conhecer melhor o restante elenco.

Victoria Ruesga e Kaitlyn Dever a
Na história dirigida por Olivia Wilde não existem atores superstars do momento, (ainda assim conta com Lisa Kudrow e Jason Sudeikis) mas estes miúdos exibem a todos nós uma coerência em performances extraordinárias que nos imergem no que se está a passar. Com as festas e os efeitos do álcool as personagens começam naturalmente a revelar-se como não sendo bem o que mostram na escola, dando ainda espaço ao super estereótipo para quebrá-lo e surpreender-nos.

Noah Galvin e Austin Crute
Booksmart é talvez o filme que alguns de nós desejaríamos ter visto no liceu, já que nos permite ver uma série de aspetos fundamentais para a vida, que poderão na altura, ter passado ao lado. Mostra-nos que há tempo para tudo, que na vida não temos apenas uma opção, ainda que sejamos muito bons nela.
Se Amy e Molly não tivessem desejado quebrar as regras, não teriam saído das suas redomas, e não teriam experimentado a liberdade.

Beanie Feldstein e Kaitlyn Dever
Devemos aceitar as experiências que a vida nos proporcione, para que a possamos viver o mais completa possível e reconhecer, fundamentalmente, que nem tudo é o que aparenta ser. O rapaz ultrapopular da escola não é necessariamente amado por todos, nem é obrigatoriamente o mais feliz possível.
Booksmart é um hino à liberdade e ao quebrar dos tabus, onde cabem os rejeitados, os diferentes do que é vulgarmente aceite como normal, os ultrafamosos, etc. No fim, somos todos seres humanos.
Booksmart não é o mero teen movie e muito menos uma comédia romântica qualquer.
Esperamos expectantes a próxima realização de Olivia Wilde, que iniciou assim a sua carreira como realizadora.
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Veja Booksmart: Inteligentes e Rebeldes no IMDB
Estreia dia 15 de agosto
Licenciada em História de Arte pela Faculdade de Letras de Lisboa. Apaixonada por histórias contadas na imagem, literatura do século XIX e artes decorativas. Defensora da liberdade no mundo da arte.