Kyle Berger
Tendo crescido no Canadá suburbano, o fotógrafo e artista Kyle Berger inspirou-se na expansão urbana única da sua cidade natal, e descreve os seus arredores como “uma relíquia dos subúrbios tardios com numerosas comunidades recentemente desenvolvidas rodeadas por grandes lojas, restaurantes de fast food e um sentido ambíguo de si mesma.”
Agora, viaja pela América documentando paisagens semelhantes com um sentido de humor irónico que lhe é característico.
Com If There Was Money On The Ground Someone Would Have Already Found It, (Se houvesse dinheiro enterrado, alguém já o teria encontrado) ele funde perfeitamente a fotografia com a colagem digital, enfatizando noções de hiperrealidade desafiando o espectador a questionar-se o que está a ver é real.
Tendo como pano de fundo Los Angeles e Las Vegas, as imagens alteradas digitalmente destacam várias características ‘americanas’ percebidas globalmente: opulência, indulgência, materialismo e influência cultural, esbatem as linhas entre o facto e a ficção. “Não há uma imagem nesta série que não tenha sido trabalhada”, esclarece.
Ao captar a hiper-realidade da utopia fabricada na América e da identidade assumida, o projecto aborda temas complexos e por vezes pesados com um sentido de leveza e com humor.
Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
O artigo original “If There Was Money On The Ground Someone Would Have Already Found It” foi publicado em @Booooooom
The original article “If There Was Money On The Ground Someone Would Have Already Found It” appeared first @Booooooom
Talvez seja do seu interesse: “When the Dust Settles” do fotógrafo Adam Wilkoszarski
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.