
Antonio Alves Da Costa – “O Que Se Vê Atrás Da Lente”0 (0)
26 de Fevereiro, 2021
Antonio Alves Da Costa
Fotógrafo profissional, freelancer, ainda é daqueles que gostam de sair com a sua máquina ao ombro e descobrir os recantos na cidade, em que mais ninguém repara, e com a sua câmara transformá-los numa obra única.
Já imaginou aquele tronco de árvore que está no lixo ali mesmo à porta? Pois para António Alves da Costa, esse tronco não vai ser só um tronco de árvore; ele vai fotografar exatamente aquela parte de lado, quase escondida, mas que tem um relevo que vai fazer toda a diferença numa fotografia.

de Antonio Alves da Costa
A isto se chama fotografia artística!
Dono de uma sensibilidade única, consegue através da sua lente “sacar” da pessoa aquilo que nem a própria achava que tinha.
Prefere fotografar a preto e branco mas a cor não é um problema para ele.

de Antonio Alves da Costa
Presente com diversos trabalhos em várias exposições, ultimamente tem trabalhado com outro artista plástico, pintor, Tim Madeira, que trabalha as suas fotos de uma forma em que se fundem perfeitamente. A fotografia e a pintura; não sabemos onde está uma nem outra mas o resultado final é brilhante.
Também se envolve de tal forma no trabalho que está a fazer que, por vezes, ele próprio parece estar a fazer parte da fotografia, a sua mão está lá dentro e deixa-se revelar quando olhamos para o trabalho final, na intensidade com que a lente se misturou com o objeto ou material que está a fotografar.
É assim e preenche-nos a alma quando olhamos e tentamos captar a cumplicidade que ali se criou entre fotógrafo e a sua peça, de forma a funcionarem como um só.

de Antonio Alves da Costa
Tem ainda como atividade a elaboração de vídeos, edição e montagem dos mesmos, normalmente do making-off das exposições onde participa.
Embora formado em Fotografia pela Universidade Lusófona de Lisboa, considera-se um auto-didata pois grande parte da sua aprendizagem no seu percurso do olhar foi bebê-la, não só à experiência da vida como a alguns dos fotógrafos que muito admira, tais como Robert Frank, Sally Man, Robert Mapplethorp e ainda os portugueses Paulo Nozolino e Jorge Molder, entre outros.

de Antonio Alves da Costa

de Antonio Alves da Costa

de Antonio Alves da Costa

de Antonio Alves da Costa

de Antonio Alves da Costa

de Antonio Alves da Costa

de Antonio Alves da Costa
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

António Alves da Costa é simples, descontraído, boa onda e vive, como diria James Dean, “Vivam cada dia com a mesma intensidade que viveriam se fosse o último dia das vossas vidas”.
Talvez seja do seu interesse: Tim Madeira – O Homem Por Detrás Do Artista
De olhar sempre atento, perscrutando o belo à minha volta, observo e absorvo para, divagando pela palavra, revelar e ajudar a trazer à luz o que vou encontrando pelo caminho