Um Herói
Um Herói , realizado pelo já famoso e premiado realizador iraniano Asghr Farhadi, no ano de 2021, tem a duração de 127 minutos e obteve a Palma de ouro do Festival de Cannes, estando ainda nomeado para o Globo de Ouro do melhor filme em língua estrangeira. Outros filmes realizados pelo mesmo realizador, que alcançaram sucesso: Todos Sabem, O Vendedor e Uma Separação.
Durante o filme, paira uma dimensão algo misteriosa e intricada, no qual as redes sociais veem trazer uma nova dimensão, um papel crucial no ‘script’. Cito o mítico realizador Jean Renoir, que afirmou: “A coisa mais terrível é que todos têm os seus motivos”. Ora em Um Herói, entendemos o quanto este filme o ilustra, bem como ressalta as consequências dos erros humanos, típico nos filmes deste realizador. Outro aspeto são as crianças presentes no filme, que observam as discussões e as crises dos adultos.
Logo ao abrir do filme, maravilhamo-nos com uma soberba fotografia do tumulo de Xerxes, no Irão. Seguindo-se a histórica cidade de Shiraz. Rahim, está preso por dividas, mas vai gozar de uma licença de 2 dias em liberdade. A sua namorada entrega-lhe um pequeno saco de moedas de ouro, que tinha achado na rua.
Rahim tem a ideia de procurar o dono, através da Internet, dizendo ter sido ele a encontrar, o espólio. Também sabemos quem era o credor, foi um amigo do ex-cunhado, que antes teve negócios desastrosos com Rahim, que não lhe perdoou a divida e o denunciou e acusou à policia, originando a prisão deste.
Ora o facto de Rahim querer devolver o dinheiro, vai criar publicamente , uma aureola de herói e de admiração pelo seu gesto de honestidade, mas devido a alguém ter lançado dúvidas, sobre a verdade dos factos, ele é posto em causa.
Uma
Para esta sociedade existe muito profundamente a defesa intrínseca de, acima de tudo estar a sua honra e vergonha.
No final paira o mistério de se descobrir, a quem foi devolvido, o saco de moedas.
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Talvez seja do seu interesse: Manifesto Nada | Ópera De António De Sousa Dias
0
Melómano e cinéfilo inveterado com décadas a ver e ouvir o que de melhor foi e é Produzido e Realizado no Cinema, Teatro e Canto Lírico.