Piano Jazz
Se compararmos estes dois géneros musicais puramente em termos históricos, então a música clássica para piano poderá considerar-se como remontando a várias centenas de anos até aos primeiros desenvolvimentos do instrumento pelo italiano Bartolomeo Cristofori. O que situa o início do piano Clássico por volta do início do século XVIII.
O Jazz, por outro lado, recua no tempo uns mais modestos cento e cinquenta anos até ao advento do Blues. O que isto não significa, contudo, é que o reportório de um género seja maior do que o do outro. O que se salienta é a diferença de estilo entre os dois géneros mais do que apenas um resumo estatístico do número de composições.
Piano Jazz vs Piano Clássico
O reportório para piano clássico inclui uma enorme variedade de diferentes tipos de música. Em larga escala, existem os concertos para piano que foram compostos, especialmente na Era Romântica, como uma demonstração da capacidade técnica do pianista. Foram um veículo para evoluções significativas na forma musical, bem como para o desenvolvimento do próprio piano. Desde os pianos de cinco oitavas do tempo de Mozart até aos pianos de sete e um quarto de oitava do tempo de Rachmaninov. O conhecido concerto de três movimentos da era Clássica progredindo em estruturas de um único movimento com intrincadas ligações motivadoras.
A Sonata para Piano tornou-se uma forma musical imensamente popular que começou na Era Clássica e até hoje tem continuado nas Sonatas de John White. As 32 Sonatas para Piano de Beethoven mudaram drasticamente o conceito de Sonata da obra de Haydn e Mozart para uma forma única e íntima de expressão e demonstração de habilidade pianística e de composição.
Isto talvez seja a ligação mais próxima ao piano de jazz dos anos 20, na medida em que a sonata é composta apenas para um instrumento a solo, sem acompanhamento.
Procurando o que se pode considerar como as primeiras peças para piano jazz, encontramos os Rags de Scott Joplin que apareceram na viragem do século XX. Estas deliciosas peças combinavam os ritmos sincopados dos músicos negros americanos com a música mais dura do músico branco americano. O resultado foi um Rag muito forte. O que encontramos ao traçarmos ainda mais a linhagem do piano é o aparecimento do pianista solo que tocava nos bares e clubes de Chicago e Nova Iorque nos anos 20 e 30, substituindo, por assim dizer, bandas inteiras. Isto deveu-se ao menor custo e provavelmente ao espaço disponível.
Estes notáveis pianistas como Fats Waller desenvolveram um estilo de tocar a que se chamou ‘stride’. Em termos práticos, isto significava tocar notas baixo, com a mão esquerda enquanto a mão direita tocava as cordas e a melodia. O efeito era em apenas em piano solo todas as “partes” que normalmente se ouviriam numa banda de jazz ao vivo.
Esta forma de tocar requer enormes níveis de fluidez técnica, especialmente à velocidade de desempenho que muitos destes músicos tocavam.
O piano de jazz foi plenamente consolidado neste ponto da sua história musical e continuou a destacar-se através da música das Big Band de Duke Ellington, Count Basie e em particular de Teddy Wilson. O piano costumava ocupar um lugar secundário nas big bands, mas subiu novamente para o primeiro plano musical quando o bebop começou a ganhar popularidade no final da década de 40.
Tal como os concertos virtuosos de Liszt, Tchaikovsky, Rachmaninov e Chopin, para referir alguns, a era bebop no jazz testemunhou algumas das mais imaginativas, demonstrações de destreza técnica e inventividade na música.
Aqui, a diferença notável entre o jazz e a música clássica é que o intérprete de jazz criava as suas improvisações espontaneamente todas as noites, enquanto os pianistas que tocavam as obras dos compositores românticos apresentavam as ideias dos outros.
Com isto não pretendo tirar o crédito aos músicos clássicos que escreveram as suas próprias cadenzas para os concertos, mas o facto de os músicos de jazz improvisarem algo diferente noite após noite ainda se destaca para mim como notável.
As técnicas utilizadas para tocar piano clássico e piano jazz são bastante distintas. O uso do pedal de sustentação, por exemplo no jazz, é raro. Os pianistas usam-no para segurar acordes mais longos ou possível suporte de uma frase, mas frequentemente abandonam-no completamente em passagens improvisadas ou mesmo quando se toca stride. O pianista clássico usa o pedal para cor e efeito regularmente marcado pelo compositor.
Alguns poderiam argumentar que o pianista clássico precisa de um maior grau de nuance e cor, pois a música que interpreta tem maior profundidade e significado. Outros poderiam afirmar que o pianista de jazz suplanta o pianista clássico, já que as opções no jazz estão limitadas à imaginação do intérprete, não sendo ditadas pelas notas do compositor. Isto, por sua vez, exige uma técnica e uma compreensão da música muito mais desenvolvidas do que a de um intérprete de música clássica.
A necessidade fundamental de interpretar a música através da experiência, do estilo e de uma sólida técnica é inquestionável para ambos os géneros musicais. O que também liga os intérpretes de ambos os géneros é talvez o desejo de aprofundar ou desenvolver o que significa cada género musical com o intuito de impulsionar a evolução da música.
Como pianista clássico e pianista de jazz, tenho ponderado muitas vezes se, de facto, a natureza prescrita de muitas peças clássicas restringe o resultado musical; e que com o jazz, em termos de uma melodia padrão, por exemplo, as opções são tão amplas que o resultado será necessariamente mais criativo.
Se decidir tocar o Concerto Nº 21 para Piano de Mozart, pode interpretar a música à sua maneira, mas se ignorar as convenções que rodeiam esse tipo de música e as numerosas actuações já gravadas por pianistas consagrados e respeitados, não corre o risco de ser apenas ouvido como um ridículo por se afastar demasiado da norma?
Se como pianista de jazz você selecionar um standard como “How High The Moon”, é muito menos provável que seja criticado pelo que pode ser ouvido como uma interpretação radical, mesmo que você tenha se desviado bastante do original. Este é, para mim, o ponto crucial da questão.
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Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos
O artigo original Jazz vs Classical Piano (Difference Between Jazz Piano and Classic Piano) foi publicado @CMUSE-Classical
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