Cristina Troufa Expõe “FORTE” Artes & contextos Wings FI 1

Cristina Troufa Expõe “FORTE”

16 de abril, 2021 Desligado Por Isabel Pinheiro

Cristina Troufa

 

Nós e o outro… ou melhor, eu e a outra.

Mas qual outra, eu sou eu e mais ninguém, falso…nós somos nós e todas as outras com quem falamos, que andam dentro da nossa cabeça, às vezes, “umas grandes chatas” que nos questionam, porque fazes assim? porque pensas isso? olha para o lado, com quem falas? É comigo, não percebes?

A tua outra! Tudo muito estranho, mas Cristina Troufa conseguiu através da sua pintura mostrar-nos que somos quantas quisermos.

 

Cristina Troufa Expõe “FORTE” Artes & contextos Make a Wish Cristina Troufa 1

Make a Wish, Cristina Troufa

 

Podemos ser fortes, menos fortes, termos esperança e olhar o futuro com um sorriso, mas depois vem aquela “nuvem” cinzenta por cima da cabeça da outra e o sorriso, para onde foi?

Não vês que lutas, conversas e discutes contigo própria? Somos todas eu!

 

Cristina Troufa Expõe “FORTE” Artes & contextos Wings Cristina Troufa 1

Wings, Cristina Troufa

 

Cristina coloca as suas personagens leves e cândidas, tristes ou contentes, a rir ou não, conforme a vida nos vai levando. Hoje podemos escolher, está Sol! Eu sou a radiante, a que brilha com a luz, a que salta e dança com o Sol conforme este brilha mais ou menos, é esta que eu quero ser hoje.

Mas quando chega a noite as suas personagens, as outras, “vestem” outra roupa e a noite fá-las enroscarem-se nelas próprias, e juntas voltam a ser uma só.

 

Cristina Troufa Expõe “FORTE” Artes & contextos Under The Surface Cristina Troufa 1

Under The Surface, Cristina Troufa

 

Cristina Troufa olha para fora de si própria, e imagina como as suas outras personagens, fechadas no seu próprio confinamento, sentem a falta do oxigénio que as faz viver, do verde das plantas que lhes enchem a alma e que as faz viver sem medo.

Afinal falamos de encenações de nós próprias, neste caso da única personagem, Cristina que se transforma numa força da Natureza e testemunha através das suas “bonecas imaginárias” o que a vida nos obriga a viver.

A leveza com que pinta as suas “outras”, mostram-nos a sensibilidade que coloca em cada obra, de tal forma que elas parecem voar, flutuam na água com tal leveza que mal lhe tocam. 

Todas somos nós, as outras e eu, e juntas formam uma só Cristina Troufa, que merece o nosso aplauso e admiração pela pintura minuciosa e tão verdadeira que nos apresenta.

 

Cristina Troufa Expõe “FORTE” Artes & contextos Roof Cristna Troufa

Roof, Cristina Troufa

 

Cristina Troufa Expõe “FORTE” Artes & contextos Intuicao Cristina Troufa 1

Intuição, Cristina Troufa

 

Cristina Troufa Expõe “FORTE” Artes & contextos A Cura Cristina Troufa 1

A Cura, Cristina Troufa

 

Não é de estranhar, portanto, que o seu trabalho seja tão requisitado e representado pelo mundo fora, seja em exposições individuais ou colectivas, faça parte de coleções particulares, tendo mesmo já sido jurada do projecto “Portugart” em Londres, na seleção de artistas portugueses para uma exposição na mesma cidade.

Afinal, Cristina Troufa pode ser o que ela quiser, ela e as outras, as suas outras e todas juntas representarem a nossa resiliência como seres humanos, que tantas vezes lutam pela sua sobrevivência. 

 

Nós e as outras, repito, afinal, somos as outras e nós próprias!

 

A Exposição está patente na CNAP até dia 1 de maio de 2021


Talvez seja do seu interesse: Hélène Planquelle, A Subjetividade De Uma Outra Consciência


 

Isabel Pinheiro
Segue-me
Últimos artigos de Isabel Pinheiro (exibir todos)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Open Call Artes & contextos