Michael Velliquette

Esculturas Arquitetónicas em Papel Cortado de Michael Velliquette
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3 de Setembro, 2020 0 Por Artes & contextos
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Também o tempo torna tudo relativo.

Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 2 anos - o que em 'tempo Internet' é muito. Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas. Se for o caso, aceita as nossas desculpas.

Michael Velliquette

 

Apesar de construídas com material maleável e degradável, as esculturas de papel de Michael Velliquette transbordam força e durabilidade. Paredes de camadas densas fortificam os limites dos seus trabalhos arquitetónicos, e os elementos tridimensionais evocam aparelhos mecânicos como engrenagens ou outro hardware. As estruturas extremamente complexas também têm características mais delicadas como os pequenos pontos e os floreados curvados que decoram as peças mais pequenas.

Michael Velliquette

“My looking ripens things and they come toward me, to meet and be met” (2020), paper sculpture, 12 x 12 x 6 inches. © Michael Velliquette by Jim Escalante

Sediado em Madison, Wisconsin, o artista corta à mão cada forma oom uma tesoura de ponta reta ou um x-ato, utilizando moldes, punções mecânicas, réguas e compassos. Sendo que requerem cerca de 300 a 500 horas para finalizar, cada escultura monocromática começa no centro e Velliquette vai expandindo em direção ao exterior. Velliquette partilha com a Colossal que “aspira ao equilíbrio e simetria no design no geral, mas as peças não sãp perfeitamente simétricas.” A cola PVA sem ácido e os adesivos quentes mantêm as camadas unidas.

Velliquette começou a utilizar o material acessível como uma forma de modelar instalações maiores antes de rapidamente se tornar fulcral na sua prática.

“O papel vem em diferentes formas. Pode ser usado em múltiplas dimensões. É fácil de manusear e manipular, e é possível de encontrar em qualquer lado. É inerentemente efémero mas, dadas as condições adequadas, pode durar séculos”, diz Velliquette.

O trabalho que estou a criar atualmente é de natureza não pictórica, não objetiva, e não representativa. A perspetiva destas peças é intencionalmente ambígua: podem ser lidas penduradas na parede como esculturas em baixo relevo ou montadas horizontalmente como estudos arquitectónicos. Há novas questões em torno da engenharia e da construção que tive de enfrentar à medida que o meu trabalho evoluiu nesta direcção. O objectivo geral desta investigação é utilizar uma estrutura tridimensional e detalhes intrincados para empurrar os limites da arte em papel literalmente para uma nova dimensão.

O trabalho do artista estará em exposição na David Shelton Gallery, em Houston, neste outono e, em 2021, será um artista residente no Houston Center for Contemporary Craft. Até lá, siga Velliquette no Instagram para vislumbrar o seu processo e estúdio e para acompanhar os seus próximos projectos.

Michael Velliquette

“O amor que mergulharia no centro do ser” (2020), escultura de papel, 50.8 x 50.8 x 20.32 cm. © Michael Velliquette by Jim Escalante

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«Descanse a sua mão à borda do céu” (2019), escultura de papel, 50.8 x 50.8 x 15.24 cm. © Michael Velliquette by Jim Escalante

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Esquerda: “Os nossos poderes recentemente despertados clamam por um preenchimento ilimitado” (2020), escultura de papel, 76.2 x 20.32 x 20.32 cm. Direita: “Todas as coisas aparentes brilham com a luz do conhecimento puro” (2019), escultura de papel,45.72 x 20.32 x 20.32 cm © Michael Velliquette by Jim Escalante

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«Descanse a sua mão à borda do céu” (2019), escultura de papel, 50.8 x 50.8 x 15.24 cm. © Michael Velliquette by Jim Escalante

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Esquerda: “Então vem o saber: Posso abrir-me a outra vida ampla e intemporal” (2017), escultura de papel 63.5 x 63.5 x 12.7 cm. Direita: “Então, num vasto pensamento mil vezes mais vasto, poderia pensar até onde termina o pensamento” (2017), escultura de papel, 50.8 x 50.8 x 15.24 cm. © Michael Velliquette by Jim Escalante

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“O meu olhar amadurece as coisas e elas vêm na minha direção, para encontrar e ser encontradas” (2020), escultura de papel, 30.48 x 30.48 x 15.24 cm © Michael Velliquette by Jim Escalante

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“Quando a consciência encontra a eternidade, cria tempo” (2018) escultura de papel, 63.5 x 63.5 x 12.7 cm. © Michael Velliquette by Jim Escalante

 

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Carolina Rocha

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