
UMA “BLACK CLOUD” DE 30 000 BORBOLETAS E MARIPOSAS MIGRAM PARA A GOMA0 (0)
7 meses atrás
Black Cloud
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
A Black Cloud (Nuvem Negra) 2007/2018, instalação de Carlos Amorales é um encontro sublime e surreal de 30 000 borboletas e traças de papel preto em formações esculturais. Alinhado nas paredes, teto e luminárias da Galeria de Arte Moderna (GOMA) durante a exposição “Air”, o voo dos insetos é simultaneamente maravilhoso pela sua chegada inesperada à Galeria e presságio na forma como escurece e enche o espaço. Momentos de intensidade concentrada são equilibrados por agrupamentos mais pequenos e mais esparsos, criando uma massa fervilhante que se eleva para envolver o espectador.

Dê uma espreitadela em ‘Air’

A Black Cloud 2007/2018 traz a beleza crua da natureza indomada ao GOMA, inspirando-se na grande migração anual de Borboleta Monarca Oriental (Danaus plexippus), que faz distâncias até 4.000 quilómetros desde os Estados Unidos e Canadá (onde se reproduzem) até às florestas montanhosas do México central (onde hibernam). Embora o padrão migratório da Monarca seja um dos mais evoluídos de todas as espécies, está ameaçado pelas alterações climáticas. As formas escurecidas das borboletas de Amorales em Black Cloud levantam o espectro da sua extinção, referida pelo artista como uma “praga”, a beleza espantosa das borboletas sugere um ecossistema frágil profundamente fora de si.

Carlos Amorales, México b.1970 / Vista de instalação Black Cloud 2007/2018, ‘Air’ GOMA 2022

Carlos Amorales, México b.1970 / Detalhe da Black Cloud 2007/2018, ‘Air’ GOMA 2022
Black Cloud é uma produção cuidadosa e trabalhosa, com cada iteração cortada a laser das 30 espécies dobradas e coladas à mão. Durante o processo de instalação, as borboletas e as mariposas são dispersas de forma solta ao longo de linhas para criar um enxame orgânico. Afixadas em diferentes alturas e orientações, milhares de insetos alados rodeiam os espectadores numa experiência que flutua entre evocar uma sensação de calma e intimidar uma calamidade que se aproxima.
“Black Cloud convida-nos a enfrentar a crescente devastação das populações invertebradas devido às alterações climáticas, as asas carbonizadas das borboletas são um terrível presságio das coisas por vir.”
Excerto editado da publicação Air

Carlos Amorales, México b.1970 / Detalhe da Black Cloud 2007/2018, ‘Air’ GOMA 2022
Carlos Amorales, México b.1970 / Instalação vista de Black Cloud 2007/2018, ‘Air’ GOMA 2022 / 30 000 borboletas de papel preto cortadas a laser e de mão dada (30 espécies diferentes de borboletas e traças em cinco tamanhos com um padrão de asa de onda), ed. 1/3 (+ 1 A.P.) / Comprado 2022 com fundos de Tim Fairfax AC através da Galeria de Arte de Queensland | Gallery of Modern Art Foundation / Collection: Queensland Art Gallery | Galeria de Arte Moderna / © Carlos Amorales / Fotografias: M Campbell © QAGOMA
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
O artigo original 330 000 BUTTERFLIES & MOTHS MIGRATE TO GOMA, foi publicado @ Queensland Art Gallery
The original article 30 000 BUTTERFLIES & MOTHS MIGRATE TO GOMA, appeared first @ Queensland Art Gallery
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Talvez seja do seu interesse: 12.000 FOLHAS DE PAPEL DE ARROZ ENRUGADAS NUMA INSTALAÇÃO DE ZHU JINSHI
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.