ERGY LANDAU
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
Nascida em Budapeste em 1896 Ergy Landau iniciou a sua brilhante carreira fotográfica ao completar um estágio na sua cidade natal com Olga Máté, uma fotógrafa húngara conhecida sobretudo pelos seus retratos.
Tendo-se mudado para Viena, trabalhou com o fotógrafo austríaco Franz Xaver Setzer, também conhecido pelo seu retrato. Finalmente, em 1919, passou algum tempo em Berlim com Rudolf Dührkoop um fotógrafo de retratos alemão e um dos principais defensores do pictórico (fotografia que enfatizava a beleza artística do assunto, tonalidade e composição em vez do registo literal da realidade) Landau expôs pela primeira vez o seu trabalho na Hungria em 1921, mas mudou-se para Paris dois anos mais tarde, onde abriu um estúdio.
No início da sua carreira, Landau foi influenciada pelo Pictorialismo, (que abordámos aqui) e por Dührkoop um dos seus mentores, antes de se voltar para a Nouvelle Vision (Nova Visão) – um movimento fotográfico que se desenvolveu nos anos vinte relacionado com os princípios da Bauhaus.
Isto significava uma atracção por formas, objetos e materiais e com uma maior nitidez de imagem (este era o oposto do Pictorialismo).
Utilizando uma câmara Rolleiflex, as suas fotografias publicitárias e as suas imagens de Paris nos anos 20 foram populares e bem sucedidas – especialmente os seus nus femininos que foram publicados em revistas como Arts et Métiers Graphiques.
Apesar deste sucesso – Ergy Landau foi sem dúvida vista como uma figura principal em meados do século XX – quando morreu em 1967 depois de ter viajado pelo mundo, particularmente na Mongólia e na China, tinha sido esquecida na sua maioria.
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
O artigo original The Nudes of Hungarian Photographer Ergy Landau, foi publicado @ Flashback
The original article The Nudes of Hungarian Photographer Ergy Landau, appeared first @ Flashback
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Talvez seja do seu interesse: COMO O PICTORIALISMO FEZ DA FOTOGRAFIA ARTE
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.