
JENNIFER MCCURDY – OS RITMOS NATURAIS DE UMA ILHA EM VASOS DE PORCELANA0 (0)
9 meses atrás
JENNIFER MCCURDY
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
Todas as imagens © Jennifer McCurdy, Fotografias de Gary Mirando
Os padrões naturais de mudança de marés e mudança de estações iluminam as delicadas esculturas de porcelana da artista de Martha Vineyard Jennifer McCurdy. Respondendo às mudanças da vida na ilha e – do “tempo da ilha”- ela inspira-se no ambiente circundante e nas formas orgânicas, como “a casca de concha rachada na praia revelando a sua espiral perfeita para a vagem da serralha que rebenta no campo, as suas brilhantes sementes transportadas pelo ar fluindo para a luz solar”, explica ela num comunicado. Os seus vasos de porcelana captam mudanças subtis e dramáticas de luz e sombra, imitando ondas, tempestades, fumo, e chamas.

Gilded Wind Vessel, porcelana, 30 x 30 x 25 cm
Em 2020, quando, como muitos, McCurdy foi obrigado a abrandar e a abordar a sua prática no estúdio sob as restrições das exposições canceladas, aproveitou a oportunidade para reavaliar o seu próprio trabalho, dizendo-nos que “uma vez que o meu pânico diminuiu, instalei-me na mentalidade da sabática, explorando novas formas e testando diferentes padrões de entalhe na porcelana para um movimento ótimo na queima” Ela alargou as questões que colocou sobre o seu processo e a influência que este retirou da natureza, tais como a forma como as rochas e a linha de costa se encontravam com o mar circundante ou se podia gerar a energia do movimento constante nas suas esculturas. “Penso que a direção do meu trabalho não mudou, mas ganhou clareza ao concentrar-se no espaço entre e à volta de cada forma”, diz.
McCurdy usa uma porcelana translúcida que primeiro molda numa roda de oleiro e depois manipula, corta ou molda para criar uma sensação de movimento, muitas vezes com um efeito de rodopio ou de espiral. Uma série de “estudos de padrões” destacam cortes dinâmicos que se estendem e caem com a ajuda da gravidade quando disparados de cabeça para baixo num forno aquecido a dez ou 2.350 graus Fahrenheit (n. da R. 1288 graus celcsius). Com a adição de ouro ou folha de platina no interior, aplicada pelo colaborador de longa data da artista, antigo pintor de sinais, e marido Tom McCurdy, os recipientes refletem luz e evocam calor, como se formados em torno de uma fonte de calor.

Recipiente de crisálida dourada , porcelana e folha de ouro, 40 x 28 x 25 cm

Ripple Vessel, porcelana, 33 x 25 x 25 cm

Smoke Vessel Family, porcelana, entre 10 e 53 cm de altura

Gilded Halo Vessel, porcelana, folha de ouro de 24 quilates, e folha de paládio, 40 x 11 x 25 cm

Sunrise Vessel, porcelana, 45 x 25 x 25 cm

Pair of Gilded Fire Vessels, porcelana e folha de ouro, 40 x 25 x 25 cm

Gilded Lotus Nest, folha de porcelana, folha de ouro, e folha de platina, 20 x 40 x 40 cm

Vista lateral de Gilded Lotus Nest, porcelana, folha de ouro, e folha de platina, 20 x 40 x 40 cm
Website e Instagram de Jennifer McCurdy.
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
O artigo original Jennifer McCurdy Harnesses an Island’s Natural Rhythms in Captivating Porcelain Vessels, foi publicado @ Colossal
The original article Jennifer McCurdy Harnesses an Island’s Natural Rhythms in Captivating Porcelain Vessels, appeared first @ Colossal
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Talvez seja do seu interesse: METAIS ENFERRUJADOS PARA REPARAR PEÇAS DE PORCELANA
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.