Jay Senetchko
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
The Great Refusal (A Grande Recusa) , é a nova coleção de obras do artista Jay Senetchko.
Jogando com formato de retábulos cristãos tradicionais, Senetchko explora o impacto da estabilidade e da violência sobre indivíduos isolados, bem como a necessidade da violência para alcançar e manter a estabilidade social. Cenas de lazer como jantares e piqueniques – símbolos da segurança coletiva – são apresentadas nas pranchas exteriores dos retábulos, criando um contraste marcado com as cenas interiores:
“As imagens contrastantes desta série afirmam que os indivíduos gostam de atividades agradáveis como a partilha de refeções com os amigos devido a níveis de segurança social sustentados por meios violentos; e que estes mesmos indivíduos não só são cúmplices dessa violência como também responsáveis pelas suas consequências. A Grande Recusa significa questionar a natureza da estabilidade social, expor os seus custos históricos e contemporâneos, e revelar como um público espectador pode desconhecer o seu envolvimento tácito num tal sistema”.
A série reflete o interesse permanente de Senetchko na sua história pessoal como descendente de imigrantes ucranianos e baseia-se numa variedade de referências, incluindo as suas próprias fotografias de família, os arquivos da “Albertan archives of Canadian-Ukrainian immigration”, bem como fotografias documentais da guerra em curso entre a Ucrânia e a Rússia.
Website de Jay Senetchko
Jay Senetchko no Instagram
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
O artigo original “The Great Refusal” by Artist Jay Senetchko , foi publicado @ Booooooom!
The original article “The Great Refusal” by Artist Jay Senetchko , appeared first @ Booooooom!
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Talvez seja do seu interesse: Mulheres Negras de Ariel Dannielle
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.