Retratos de Poderosas Mulheres Negras por Tim Okamura Artes & contextos Tim Okamura scaled 1

Retratos de Poderosas Mulheres Negras por Tim Okamura

10 de janeiro, 2020 0 Por Artes & contextos
Modo Noturno

Tim Okamura

 

Tim Okamura

“Rosie no. 1.” (2016), 75 × 110 cm

Nos seus retratos de mulheres, o pintor Tim Okamura, residente em Brooklyn, explora a relação humana com a identidade. Os seus trabalhos poderosos apresentam em grande parte uma única mulher negra numa pose excepcionalmente forte, com algumas peças incluindo elementos naturais como borboletas e roedores e outras usando graffitis que lembram as paisagens da cidade. Originário do Canadá, Okamura “investiga a identidade, o ambiente urbano e a iconografia contemporânea através de um método único de pintura – um método que combina uma abordagem essencialmente académica da figura com colagem, tinta em spray e meios mistos”.

Numa entrevista com Nailed, o artista falou sobre o porquê de ter começado a destacar pessoas que muitas vezes são subrepresentadas na arte, afirmando que pretende uma forma de aprender acerca daqueles que são diferentes de si e de questionar as suas concepções sobre a sua própria identidade.

Com a arte – tu acabas por perceber – não se trata apenas da obra, ela não acaba aí, mas também, de quem a fez. Nem sempre se enquadra como o espectador imaginava. Esta parte do meu trabalho não pretendia ser conceptual, mas tem desafiado as ideias das pessoas relativamente a quem pode representar quem através da arte. As pessoas podem sentir rapidamente se o trabalho artístico é ou não de um lugar de autenticidade – as minhas mensagens são positivas e as minhas representações também, e isto é uma celebração da minha comunidade.

Tim Okamura

“The Parlor,” (2019), Óleo sobre tela, 200 × 140 cm

Tim Okamura - Retratos

“Courage 3.0”

Tim Okamura - Retratos

“Revelation No. 1” (2019), Óleo e Acrílico sobre madeira, 102 × 76 cm

Tim Okamura - Retratos

“From the Spark Comes the Light” (2017), Meios mistos sobre madeira, 120 × 91 cm

Tim Okamura - Retratos

“Artemis”

Tim Okamura - Retratos

“Stay Warm Keep it Cool”

Tim Okamura - Retratos

“Presence”

 

Vários trabalhos recentes de Okamura estão atualmente em exibição na exposição coletiva Still I Rise no Museu de Arte Contemporânea de Massachusetts até 25 de maio de 2020.



O artigo original Striking Portraits Featuring Powerful Women of Color Painted by Artist Tim Okamura foi publicado @ Colossal
The original article Striking Portraits Featuring Powerful Women of Color Painted by Artist Tim Okamura appeared first @ Colossal

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos

Talvez seja do seu interesse: A Pintura de Juliette Lemontey

Artes & contextos
Últimos artigos de Artes & contextos (exibir todos)
Open Call Artes & contextos