Imagem em destaque: Ali Mahdavi, 2014, organdi, costura e modelagem, 59 x 48 x 38 cm.
Angélique Lefèvre
Nascida em 1957 em Marcilly-le-Hayer, Angélique Lefèvre é uma escultora e fotógrafa francesa. Depois de estudar literatura moderna e obter a licenciatura, trabalhou na alta costura antes de se lançar definitivamente no mundo da arte.
Em Angélique, é sobretudo a precisão de execução que se destaca. Não se trata de “entender” a obra. Bastará percebê-lo, agarrá-lo, senti-lo, falar-lhe com uma voz suave, inocente e clara, tocar-lhe com modéstia, mergulhar nele com suavidade. A brancura é omnipresente, bem como o seus aspectos translúcidos. É um belo horizonte, é um pássaro no ar, é luz. Branco para Pastoureau em Le petit livre des couleurs refere-se à pureza, higiene, limpeza.
Na religião, refere-se à Virgem (simbolismo reforçado em 1854 – dogma da Imaculada Conceição). O jogo da aparência visual é inegável, indiscutível. Estes trabalhos estimulam a nossa visão, é um jogo entre luz e matéria, transparência e cor. Estas composições de resina e organdi são de um esteticismo poético e espectral.
A artista traz à luz este material sujeito a tanta discussão. Ela dá vida à translucidez, à falta, à não-existência: ao branco.
Fast-food, ténis, bolsas… Todos os objectos da vida quotidiana passam por ali, tudo está na ordem da memória, do passado, do momento congelado no tempo. Eles estão lá. São o reflexo da nossa sociedade de consumo, da materialidade e traduzem a nossa sociedade constantemente em movimento, os efeitos da moda, a nossa história. Aparições vêm até nós, aparições fantasmagóricas: que são relativas ao fantasma, à visão, à aparência. Uma visão perturbada?! Estes fantasmas são despojados de toda a agressividade. Eles são, aqui, seres de luz: brancos.
Angélique Lefèvre, leva-nos para um mundo além, um mundo de perfeição, de emoções. Não há lugar para o medo ou para a angústia, apenas para a surpresa da maravilha. Estas obras são simplesmente misteriosamente belas.
O artigo original Angélique Lefèvre foi publicado @ BOUMBANG
The original article Angélique Lefèvre appeared first @ BOUMBANG
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Este artigo foi traduzido do original em francês por Redação Artes & contextos
Poderá interessar-lhe: Masayo Fukuda’s paper cutting
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.