web analytics

ProjectoMAP 2010-2020 Artes & contextos 4x3 24setembro tiny

ProjectoMAP 2010-2020

Abertura ao público: 24 de setembro de 2020, 10h00.
24 de setembro, 15h00 e 17h00: Visitas orientadas pelas curadoras, Alda Galsterer e Verónica de Mello. Limitadas a 8 pessoas.

Celebrar a década de trabalho e pesquisa sobre a cartografia da arte contemporânea em Portugal foi aquilo a que nos propusemos na produção de ProjectoMAP 2010–2020. Mapa ou Exposição — um título ambivalente que deve ser visto como um laboratório no qual se apresentam e colocam em diálogo posições artísticas que resultam das afinidades eletivas dos artistas que compõem este mapa.
O ProjectoMAP.com, «MAP» enquanto acrónimo de Mapa de Artistas de Portugal, é um projeto alargado de exploração e mapeamento do universo das artes contemporâneas portuguesas que ancora as suas raízes na exposição Freunde— Friends — Fründ, realizada no ano de 1969 nas Kunsthallen de Berna e Düsseldorf. Esta exposição foi fruto da amizade dos quatro artistas Daniel Spoerri, André Thomkins, Karl Gerstner e Dieter Roth, em colaboração com os curadores Harald Szeemann e Karl Ruhrberg. Este, na convocatória aos amigos de cada artista e aos amigos dos amigos, propunha apresentar o universo pessoal de cada um; na imprensa local, a exposição viria a ser conhecida por Lawinenausstellung (exposição-avalanche). Nela, acabariam por participar, ao lado dos quatro artistas iniciais e dos seus amigos, artistas como Josef Albers, Arman, Joseph Beuys, George Brecht, John Cage, Christo, Marcel Duchamp, Méret Oppenheim e Günther Ücker, reunindo num processo quase incontrolável cerca de 50 participantes com mais de 400 peças.

É esta a exposição histórica de 1969 que se torna fonte de inspiração fundamental, mais de quatro décadas depois, para a criação da metodologia curatorial do ProjectoMAP.
Em 2010, quatro curadores convidam quatro artistas, dando início à geração embrionária do projeto. No mesmo ano, cada artista convida outros dois artistas para integrar o mapa, e assim sucessivamente. Hoje o mapa conta com mais de 360 artistas, acentuando o seu carácter exponencial e hipoteticamente infinito.
Neste mapa virtual e relacional de arte contemporânea portuguesa, permite-se uma leitura horizontal do panorama das artes portuguesas em que os artistas validam com o seu convite a presença dos seus pares.

A afirmação dicotómica «Mapa ou Exposição» confronta a possibilidade de se mostrar numa exposição o conteúdo de um mapa, a estrutura de investigação, de estudo da cartografia do novo território a compreender.
Em 1995, o curador Harald Szeemann, figura fundamental e inspiradora para o ProjectoMAP, afirmava numa entrevista que, nas suas exposições, pretendia criar um «novo mundo» e fugir à simples documentação. Seguindo esse espírito, a exposição pretende tornar visível e claro o crescimento do Mapa de Artistas de Portugal: na sua forma irregular e intuitiva, demonstra um desenvolvimento que se baseia não simplesmente em regras matemáticas mas sobretudo em afinidades pessoais e profissionais.
Com a intenção de (re)construir este universo intenso e heterogéneo do mapa, esta exposição propõe um trajeto onde se cruzam documentação histórica, relatos na primeira pessoa, informações numéricas, catálogos e entrevistas originais a artistas, a diretores de museus, galeristas e curadores; acima de tudo, onde se mostra o trabalho dos artistas pertencentes ao universo do ProjectoMAP — Mapa de Artistas de Portugal.

O nosso profundo agradecimento a todos os artistas que acreditaram no projeto e o fizeram crescer ao longo desta década, e a todos os que deram o seu apoio para que esta rede exponencial de artistas de Portugal se tornasse numa ferramenta de cultura e de compreensão do nosso panorama artístico.

Alda Galsterer e Verónica de Mello
Curadoras da exposição

ProjectoMAP 2010-2020 Artes & contextos 973afd93c04255351695dd69366657f5?s=250&d=mm&r=g
Últimos artigos de Nicole Chattin (exibir todos)

    The event is finished.

    Date

    2020 Set 24 - 2021 Jan 10
    Expired!

    Time

    8:00 - 18:00

    Location

    Museu Coleção Berardo