web analytics

Pátria Artes & contextos patria

Pátria

A Dom Quixote reedita esta terça-feira, 8 de setembro, o romance “Pátria”, do escritor basco Fernando Aramburu, numa altura em que está anunciada, para 27 de setembro, a muita aguardada estreia, na HBO Portugal, da série de oito episódios, inspirada no fenómeno literário descrito já como o “Guerra e Paz espanhol”.

Publicado em Março de 2018 pela Dom Quixote, o livro, agora em terceira edição, foi profusamente elogiado pela crítica portuguesa, que o elegeu como um dos melhores livros desse ano. O jornal Expresso chamou-lhe “o grande romance sobre os anos da ETA, e não aparecem obras-primas todos os dias”, a Visão disse ser “um romance obrigatório, um clássico”, enquanto o Público definiu-o como “o romance definitivo de um certo período da História basca”.

Bestseller mundial, com mais de um milhão de exemplares vendidos só em Espanha, “Pátria” desenvolve-se ao longo de três décadas, numa aldeia imaginária da província basca de Guipúzcoa, acompanhando duas famílias divididas pelas consequências do terrorismo da ETA-(Euskadi Ta Askatasuna). No dia em que a ETA anuncia o abandono das armas, Bittori dirige-se ao cemitério para, na sepultura do marido, Txato, assassinado pelo grupo, lhe contar que voltará à casa onde os dois viveram. Poderá conviver com aqueles que a perseguiram antes e depois do atentado que transtornou a sua vida e a da sua família? Descobrirá quem foi o encapuzado que, num dia chuvoso, matou o marido, quando regressava a casa? O regresso de Bittori alterará a falsa tranquilidade da terra, sobretudo a da vizinha Miren, amiga íntima noutros tempos, e mãe de Joxe Mari, um membro da ETA preso e suspeito de diversos crimes. O que aconteceu entre essas duas mulheres? O que envenenou a vida dos filhos e dos respetivos maridos, tão unidos no passado?

“Há muito tempo que não lia um livro tão convincente e tocante, tão inteligentemente concebido”, escreveu o Nobel da Literatura, Mario Vargas Llosa, sobre o romance de Fernando Aramburu (1959), já considerado um dos escritores mais importantes de língua espanhola. Com “Pátria”, editado em 29 países, coleccionou prémios: Nacional de Narrativa, da Crítica, Euskadi, Francisco Umbral, Dulce Chacón, Arcebispo Juan de San Clemente, Premio Strega Europeo, Lampedusa, Atenas. Com estreia anunciada para 27 de Setembro e disponível em mais de 62 países, a série “Pátria” foi criada e escrita por Aitor Gabilondo, realizada por Félix Viscarret (de “Bajo las Estrellas”) e Óscar Pedraza. É protagonizada por Elena Irureta e Ane Gabarain.

Pode ver aqui o trailer: <a href="https://www.youtube.com/watch?v=S8NPYhy_ml8" target="_blank" rel="noopener" data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v=S8NPYhy_ml8

Pátria Artes & contextos 973afd93c04255351695dd69366657f5?s=250&d=mm&r=g
Últimos artigos de Nicole Chattin (exibir todos)

    The event is finished.

    Date

    2020 Set 27
    Expired!

    Time

    8:00 - 18:00

    Location

    HBO Portugal