A ARTE DOS TRAILERS: DR. STRANGELOVE, CARRIE E OUTROS0 (0)
Nenhuma forma de arte está tão sujeita a tendências e moda como o filme de Hollywood – exceto, talvez… o trailer de Hollywood.
Arte e Cultura Artística
Nenhuma forma de arte está tão sujeita a tendências e moda como o filme de Hollywood – exceto, talvez… o trailer de Hollywood.
Desde o final dos anos 70 até meados dos anos 80, No Wave Cinema, também conhecido como New Cinema, era experimental, transgressivo, íntimo, bruto, subterrâneo, imediato, rápido, alegremente amador, de baixo orçamento, divertido e acima de tudo independente.
Qualquer pessoa familiarizada com a carreira de Werner Herzog, repleta de encontros terríveis e reviravoltas imprevisíveis, mas operando claramente por uma lógica de ferro muito sua, pode imaginar porque viu ele em Onoda uma alma gémea.
Na verdade, como um perigeu contemporâneo, em cada filme crias o teu próprio atlas, um guia dedicado à tua singular exploração de territórios, através de arquivos e ficções que se misturam e se contradizem para dar forma a uma nova narrativa. No entanto, nunca vais exatamente ao lugar, mas escolhes refazer uma viagem tanto temporal quanto espacial.
Em seis minutos Quentin Tarantino enumera a lista dos seus vinte filmes favoritos entre 1992, quando se tornou realizador com Reservoir Dogs (Cães Danados) em 2009. Depois do elogio ao Battle Royale um thriller cómico japonês de ultraviolência no liceu que desencadeou uma onda de emoção transgressiva através de uma audiência mundial de “culto”
Disponibilizadas gratuitamente 30 Curtas de ficção excecionais na Sala de Exibição Online do The New Yorker. Obras das realizadoras Amina Sutton, Maya Tanakaa e Joey Ally e outras.
Prazer Camaradas nasce a partir de memórias escritas, e conversas com muitos destes «protagonistas» da história, homens e mulheres, uns de personalidade bem vincada, outros mais recatados, e escutamos as suas experiências de vida, num Portugal revolucionário, mas ainda tão conservador.
Embora O Acossado (A Bout de Souffle no original) de Jean-Luc Godard, não tenha sido tecnicamente o primeiro filme Nouvelle Vague, foi o seu caráter revolucionário, e o sentido requintado de Godard de como trabalhar a máquina promocional, que provocou ondas de choque por todo o mundo.
Quando pensamos em Charlie Chaplin imaginamos um homem que existe apenas a preto e branco. A razão óbvia para tal, é que o mesmo se tornou, não só uma estrela de cinema, nas décadas de 1910 e 1920, época antes de os filmes terem sequer som, quanto mais cor.
Um filme de Hans Richter tão à frente do seu tempo que foi profanado pelos nazis. Os chapéus fogem das cabeças. O laço não se ata. A arma não dispara e o alvo não fica quieto. Quando os próprios objetos se revoltam,
No dia 31 de março de 2023,
o Artes & contextos cancelou a inscrição na ERC e suspendeu toda a publicação.
O site manter-se-á online e livre para consulta, graças ao um patrocínio de uma leitora,
que prefere manter o anonimato.
Algo de novo vai acontecer. Oportunamente daremos notícias.
Ο
(Muito obrigado, A.C.P.).