Figuras Mossy vagueiam pelas florestas e ruas das cidades nas Esculturas Cerâmicas Flocalizadas de Kim Simonsson

FIGURAS COBERTAS DE MUSGO DE KIM SIMONSSON
0 (0)

20 de janeiro, 2023 0 Por Artes & contextos
  • 3Minutos de leitura
  • 676Palavras

FIGURAS COBERTAS DE MUSGO

‍‌

Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software


Todas as imagens © Kim Simonsson, Fotografias de Jefunne Gimpel

 

 

A photograph of ceramic figures that look like they are coated in moss, standing in a dense woodland.

Menina de musgo com penas (2016), cerâmica, fibra de nylon, resina epoxi, penas e corda.

 

Algumas das descobertas artísticas mais excitantes são os resultados de acidentes ou resultados surpreendentes de experiências, e a série Moss People (Pessoas de Musgo) do artista Kim Simonsson é o resultado de uma dessas transformações inesperadas. Revestido com flocagem suave – um processo de aplicação de fibras muito finas na superfície de um objeto – as esculturas de cerâmica em grande escala foram inicialmente dispostas apenas com preto aveludado até há alguns anos, quando um dia, o escultor finlandês decidiu flocar uma dessas peças com amarelo, também. Assim que a fibra de nylon esmagada foi aplicada sobre o preto, tornou-se verde, e as figuras verdejantes tornaram-se desde então uma pedra angular da sua prática.

Kim Simonsson inspira-se na cultura pop e nos contos de fadas e folclore nórdicos, criando personagens expressivas e juvenis que carregam mochilas, usam penas no cabelo, ou transportam artigos como livros, rádios, ou brinquedos de peluche. Para o Utopia Festival 2022 em Lille, França, criou versões monumentais a partir de fibra de vidro que revestiam uma via e pareciam vaguear entre os transeuntes, enfatizando expressões faciais ternas, escala teatral, e a sensação de que cada indivíduo está numa missão. O artista entra numa tensão brincalhona entre a energia da juventude e o facto de o musgo crescer naturalmente em superfícies duras e não móveis.

As imagens atmosféricas tiradas ao ar livre captam as figuras autossustentadas enquanto vagueiam pela floresta, equipadas para uma expedição. As personagens mais recentes apresentam vegetação comestível e couve que cresce dos seus membros, torsos, e pés, proporcionando tanto proteção como sustento. Ao produzir e transportar os seus próprios alimentos, são seres completamente autónomos e autossustentáveis.

 

 

A photograph of ceramic figures that look like they are coated in moss, standing in a dense woodland.Pessoas de Musgo na Floresta

 

Uma escultura de cerâmica de uma jovem rapariga encostada a uma flor, revestida em flocos para parecer que está coberta de musgo. Ela está sentada num pedestal.

Rapariga de Couve a Descansar (2022), cerâmicas, fibra de nylon, resina epoxi, e planta artificial

 

Two sculptures of young figures made from ceramic that are coated in green flocking to make them like they are coated in moss.

Esquerda: Rapariga de Musgo com Rádio Partido  (2022), cerâmica, fibra de nylon, resina epóxi, cassete stereo, corda, e flores artificiais. Direita:  Rapaz de Couve a Ler  (2022), cerâmica, fibra de nylon, e resina epoxídica

 

Uma escultura de cerâmica revestida a verde de uma jovem sentada no interior de uma embarcação que parece estar coberta pela textura das folhas de couve. O rebanho faz com que toda a escultura pareça revestida de musgo.

Lugar de Esconderijo  (2022), cerâmica, fibra de nylon e resina epoxy

 

Uma fotografia de uma escultura cerâmica revestida a verde floculação para aparecer como se estivesse revestida a musgo. A figura está numa floresta desmatada ao entardecer.

Rapaz de Musgo (2016), cerâmica, fibra de nylon, resina epóxi, penas, e corda

 

Two ceramid sculptures of young figures that are coated in green flocking so that they appear to be coated in moss. Uma tem penas e uma barba comprida a obscurecer o seu rosto; a outra usa uma touca e um brinquedo de pelúcia nas costas.

Esquerda: Homem de Musgo Barbudo com Penas (2019), cerâmica, resina epoxi, fibra de nylon, penas, e corda. Direita: Rapaz de Musgo com Ídolo (2022), cerâmica, fibra de nylon, resina epoxi, e brinquedo de peluche

 

Uma fotografia num bosque nevado de uma escultura cerâmica que foi revestida em flocos verdes para fazer parecer que está revestida de musgo. A escultura é de uma figura jovem de perfil que parece caminhar através da neve.

Rapaz de Musgo com Pedra  (2017), cerâmicas, fibra de nylon, resina epóxi, e têxteis

 

A profile view of a figurative ceramic sculpture representing a young girl sitting on top of a muscled bulldog, with a leash made of chains. A escultura é revestida em flocos verdes para fazer aparecer como se fosse revestida em musgo.

Princesa de Musgo  (2019), ceramica, fibra de nylon, resina epoxy, e corrente

 

Large-scale fiberglass figurines in a street in Lille, France, retratando figuras que são revestidas em flocos verdes para fazê-las aparecer como se estivessem revestidas de musgo. Os peões descem a rua e as esculturas são exibidas em grandes pedestais.

Remember, Friendship, Giant Gatherer, e Light  (2022), fibra de vidro, resina de poliéster, e fibra de nylon. Instalado em Lille, França, para o Festival Utopia

 

Mais trabalhos do artista no seu Website, e no Instagram.

Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software

Considera, por favor fazer um donativo ao nosso site.
Ajuda-nos a não depender da publicidade para continuarmos a partilhar Arte mantendo o Artes & contextos livre.
Podes também ajudar-nos ao subscreveres a nossa Newsletter e acompanhando-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram


O artigo original Mossy Figures Wander Through Woodlands and City Streets in Kim Simonsson’s Flocked Ceramic Sculptures, foi publicado @ Colossal
The original article Mossy Figures Wander Through Woodlands and City Streets in Kim Simonsson’s Flocked Ceramic Sculptures, appeared first @ Colossal


Talvez seja do seu interesse:  MONUMENTS DE CRAIG WALSH – RETRATOS ILUMINAM HISTÓRIAS EM ARTE PÚBLICA

0

Como classificas este artigo?

Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos