
The Christmas Card a animação Natalícia de Terry Gilliam (1968)0 (0)
11 meses atrás
The Christmas Card
Artigo publicado pela primeirta vez em 28 de dezembro de 2021
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
Em 1968, Terry Gilliam era um jovem cartoonista americano a viver em Londres e estava a ter dificuldades em ganhar a vida com o trabalho para as revistas. O seu amigo John Cleese sugeriu-lhe que entrasse em contacto com Humphrey Barclay, que estava a produzir um programa de televisão ligeiramente subversivo para crianças chamado Do Not Adjust Your Set.
Com o subtítulo The Fairly Pointless Show, (O espectáculo francamente inútil) apresentava um grupo de atores até então desconhecidos, incluindo Eric Idle, Michael Palin e Terry Jones, e despertou seguidores de culto entre os adultos. Barclay olhou para o portfólio de Gilliam e considerou que ele se integraria perfeitamente.
Para começar, pediu a Gilliam que preparasse algo para um programa especial a ser transmitido no dia de Natal, 1968, chamado Do Not Adjust Your Stocking.

À procura de inspiração, decidiu visitar a Tate Gallery. Em The Pythons Autobiography of the Pythons, Gilliam lembrou-se do projecto e de como ele se enquadrava no seu estilo artístico emergente:
Fui até à Tate que tem uma enorme coleção de postais de Natal vitorianos e, então, percorri a coleção, fotocopiei coisas e comecei a mudá-las de sítio. Assim, o estilo acabou por se desenvolver a partir daí, sem qualquer planeamento envolvido. Nunca analisei o material, limitei-me a fazê-lo da forma mais rápida e fácil. E podia usar imagens que realmente adorava.
O resultado (acima) é uma hilariante e retorcida história do envio de um postal de Natal com todos os motivos tradicionais.
Além de ter sido exibido no programa, The Christmas Card foi incorporado no pequeno filme de estreia de Gilliam de 1968, Storytime.
Para uma clarificação do retrato distorcido de Gilliam sobre o Natal – uma reformulação mais obscura do seu tema Pai Natal Malévolo no The Christmas Card, abaixo, um desenho do próprio Gilliam, publicado na sua página do Facebook (2011).

Terry Gilliam The Christmas Card (1968)
E como o homem diz, “é melhor teres cuidado!” (“you better watch out!”)
Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software
O artigo original: Watch Terry Gilliam’s Animated Short, The Christmas Card (1968), foi publicado @Open Culture
The original post: Watch Terry Gilliam’s Animated Short, The Christmas Card (1968), appeared first @Open Culture
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Talvez seja do seu interesse: Top 10 Filmes de Natal vistos na Arte Norte Americana
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.