Balance / Equilibrio

10 CANÇÕES SOBRE O EQUILÍBRIO NA VIDA
0 (0)

11 de outubro, 2022 0 Por Artes & contextos
  • 7Minutos de leitura
  • 1706Palavras

Canções sobre equilíbrio


1. Balance  de Earl Sweatshirt

 

video
play-rounded-fill

 

Lançada como décimo terceiro single por Earl Sweatshirt, esta faixa chegou aos ouvidos do público em 2016. A pista saiu de um projeto de colaboração com o respeitado produtor Knxwledge. Adult Swim Singles  é de onde vem esta canção. Earl Sweatshirt é um rapper de renome cuja carreira teve início por volta de 2008. Com dois colegas rappers, Sweatshirt formou um trio a que chamaram The Backpackerz. Quatro álbuns deste artista estão atualmente disponíveis, incluindo Doris  (2013), I Don’t Like Shit, I Don’t Go Outside  (2015), Some Rap Songs  (2018), e mais recentemente Sick (2022).

Balance  é uma canção difícil de ouvir. Destaca muitos dos problemas enfrentados pelos jovens negros nos EUA e oferece uma perspetiva sombria sobre a situação actual.

 

2. Get The Balance Right’  de Depeche Mode

 

video
play-rounded-fill

 

Com esta canção, voltamos àquela era eletrónica dos anos 80. A banda britânica Depeche Mode produziu esta canção como o seu sétimo single. Foi lançada em Janeiro de 1983n e a banda decidiu não incluir o single com o álbum, embora este tenha acabado por ser acrescentado ao álbum de luxo Construction Time Again.

Nesta faixa, a ideia de equilíbrio surge sob a forma de compreensão da vida e das necessidades das outras pessoas. Trata-se de crescer, também, e dos desafios que se enfrentam se se atingir as alturas vertiginosas do sucesso. A letra sugere uma mistura ponderada de cinismo e otimismo, provavelmente o melhor caminho a seguir, sempre com a opção de se comprometer onde se pode.

Get the Balance Right  é um tema pop eletrónico dos anos 80 convincente e otimista. É fácil compreender porque é que esta banda se tornou tão popular com os seus arranjos cuidadosamente elaborados e ótimos refrões.

 

3. Balance It  de Singah

 

video
play-rounded-fill

 

Há um grande beat de bateria na abertura  nesta canção que funde padrões africanos e contemporâneos. É um grande anúncio para plug-ins de alteração de tom que a Cher tornou famosos. À parte isso, esta é uma faixa divertida que nos puxa para um ambiente de festa. O que me atrai particularmente é que esta é cantada no que parece ser uma mistura de nigeriano e inglês. É atrevido, sedutor, e tem sido bastante bem-sucedido, se não mesmo uma faixa de cartaz.

O verdadeiro nome de Singah é Fabian Singah Okike, e tem cerca de vinte e cinco anos de idade. Este artista nascido na Nigéria lançou uma quantidade considerável de material após a sua canção de abertura para o PClassic Music Group, Teyamo.

 

4. Balance  de Savara

 

video
play-rounded-fill

 

Permanecendo na veia africana por mais um momento, Savara é um talento raro. Atualmente toca, produz e executa toda a sua música. Esta faixa é um single de Savana retirado do seu álbum Savage Level.  Savara é também um valioso elemento do grupo queniano Sauti Sol. Em Balance  Savara convida-nos a viver a vida em plenitude, mas a ser atenciosos e a cuidar uns dos outros. O vídeo que nos acompanha mostra um trabalhador de escritório stressado, pronto a partir e completamente sobrecarregado.

Talvez isto represente o desequilíbrio que muitas pessoas experimentam entre a vida profissional e a vida doméstica. Mesmo que este não seja o seu género musical, muito provavelmente irá apreciar a dança no vídeo e como Savana  aparece no seu elemento.

É uma faixa incrivelmente bem produzida, com uma bateria eletrónica 808 apertada que proporciona uma batida rápida para conduzir o arranjo.

 

5. Balance  de  Timaya

 

video
play-rounded-fill

 

Lançadas em 2019, estas canções têm uma conceção bastante diferente da ideia de equilíbrio. Enquanto na maioria destas faixas, o equilíbrio é sobre a vida, o crescimento, o trabalho, e apenas o ser humano, isto é puramente sobre o dinheiro. No refrão, ouve-se uma frase repetida “À medida que recebo dinheiro no meu bolso, equilíbrio eh, vou apenas entrar no lugar, equilíbrio eh”.  A canção tem tudo a ver com o sucesso que se pode desfrutar se se ganhar muito dinheiro. Sugere que as atitudes mudam quando se tem dinheiro, até se pode fazer o mundo dançar.

Balance  é o single chave do EP de Timaya Chulo Vibes. Este EP representa a primeira música que Timaya criou em alguns anos, e tem sido recebida com respeito. O tema que percorre este lançamento é bastante reflexivo.

Estilisticamente, Balance  tem um toque marcadamente rítmico caribenho com os instrumentos que ecoam esta vibração. Na superfície é bastante leve na natureza, mas tem camadas mais profundas.

 

6. The Balance  de The Moody Blues

 

video
play-rounded-fill

 

Uma faixa que nos leva de volta aos anos 70 e a uma época em que os Moody Blues faziam todos os tipos de sons certos e que utilizava frequentemente a narrativa para criar as suas canções.

The Balance  não é exceção. A abertura da canção tem uma introdução que tem tons de rock progressivo. É mais de um minuto de narração acompanhada de guitarra acústica. Isto constrói um grande coro que contém alguns dos significados subjacentes à canção, entre os quais o convite para “abrir a mente” e “abrir o coração”.

Há uma inclinação espiritual na música. Se assistir ao vídeo oficial, então isto torna-se ainda mais claro, pois a árvore que dá frutos brilhantes também dá alegria e uma espécie de esclarecimento.

Não tenho a certeza se os Moody Blues pretendiam que a canção guardasse valores cristãos ou budistas, mas a mensagem parece ser a de aprender a compreender-se a si próprio.

Esta canção é a décima do álbum da banda, intitulado A Question of Balance.

 

7. Everyday Life  de  Coldplay

 

video
play-rounded-fill

 

Os Coldplay intitularam o seu oitavo álbum de estúdio Everyday Life , com isto a faixa título. O álbum foi lançado em 2019. Era um álbum duplo com o primeiro CD intitulado Sunrise  e o segundo Sunset.

Everyday Life  chegou às prateleiras da loja como um single concebido para ser uma faixa de promoção do álbum. Existem semelhanças definitivas com o seu álbum anterior ‘X&Y’, mas Everyday Life  oferece um lado mais experimental dos Coldplay que eu acho apelativo.

A produção desta canção é tipicamente grande, criada para o impacto mas também em prontidão para os vastos estádios em que os Coldplay atuam. O conteúdo lírico é onde bate o coração da canção. Ele faz as perguntas que, de vez em quando, provavelmente todos nós nos fazemos.

Temas como a universalidade e a ligação através da nossa humanidade colectiva sustentam esta faixa. Embora o equilíbrio não receba uma menção específica, parece-me que esta é uma das muitas mensagens que o Coldplay promove.

De uma forma diferente da faixa The Moody Blues, mas há também uma ligação e uma espiritualidade subjacente a esta canção que convida a uma compreensão mais profunda de todos nós uns em relação aos outros.

 

8. New Balance  de Jhené Aiko

 

video
play-rounded-fill

 

Com esta canção de 2017, voltamos ao conceito de encontrar alguém que possa trazer um equilíbrio à sua vida. O álbum de onde vem esta faixa em particular chama-se Trip  e foi escrito durante um período difícil na vida da Aiko.

O seu casamento com a produtora Dot Da Genius falhou, e apesar de ainda trabalharem juntos em várias faixas do álbum, Aiko estava a pisar um terreno conturbado. .

O New Balance  segundo Jhene Aiko, é sobre uma pequena paixão que ela tinha por um rapaz que logo se dissolveu. Foi necessário um novo interesse amoroso para que Aiko se sentisse capaz de terminar a faixa. Tem uma sensação de alma de R&B fácil de suportar que complementa a sonhadora letra da canção. Como seria de esperar, é excelentemente produzida.

Aiko tem estado no negócio da música desde 2002. Lançou três álbuns de estúdio, o mais recente intitulado Chilombo, que chegou às lojas em 2020.

 

 9. New Balances  de Wale Folarin II

 

video
play-rounded-fill

 

Embora Wale Folarin II possa não ser facilmente classificado como Hip-hop convencional, ele tem um grande número de seguidores.

Muitos dos comentários na sua página do YouTube perguntam porque é que ele eatá tão adormecido e não está na moda. É uma pergunta tão válida quanto esta canção, entre outras que Folarin produziu, é certamente merecedora de uma audiência mais vasta.

O álbum do qual saiu New Balances  é o sétimo de estúdio de Wale e foi lançado em 2021. Pode não estar familiarizado com as credenciais de Wale, mas os produtores deste álbum e desta faixa formam um alinhamento impressionante. Incluem os nomes do Dr. Dre, Hitmaka, e Dj Khalil. New Balances  é a primeira faixa do álbum escrita por Olubowale Akintimehin: o nome completo de Wale. O álbum está classificado no número 22 da US Billboard 200.

 

10. Balance  de Karole Kasita

 

video
play-rounded-fill

 

Para esta última entrada na lista, ouvimos um grande êxito do Uganda. Este Balance  entra no género da pop eletrónica, mas aqui o sabor é inequivocamente africano.

Isto transparece na canção nos distintos padrões rítmicos de drum and bass que combinam na perfeição com elementos de Reggae ouvidos nos acordes de órgão do skanking. Isto faz com que a canção se torne um candidato definitivo para a pista de dança.

Tanto quanto pude descobrir, Kasita continua a lançar álbuns de forma independente mas secretamente à espera de um acordo discográfico atraente com uma companhia estabelecida.

Este artigo foi traduzido do original por Artes & contextos
This article was translated from the original by Artes & contextos

Considera, por favor fazer um donativo ao nosso site.
Ajuda-nos a não depender da publicidade para continuarmos a partilhar Arte mantendo o Artes & contextos livre.
Podes também ajudar-nos ao subscreveres a nossa Newsletter e acompanhando-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram


O artigo original 10 Pieces Of Songs About Balance In Life,  foi publicado @ CMUSE
The original article 10 Pieces Of Songs About Balance In Life appeared first @ CMUSE


Talvez seja do seu interesse:  O que Realmente Significa o “Hotel Califórnia” dos Eagles

0

Como classificas este artigo?

Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos