A Mais Antiga Canção Escrita Conhecida "Hurrian Hymn No 6" Artes & contextos A mais antiga cancao escrita II

A Mais Antiga Canção Escrita Conhecida “Hurrian Hymn No 6”
5 (1)

6 de setembro, 2022 0 Por Artes & contextos
  • 3Minutos de leitura
  • 703Palavras

Hurrian Hymn Nº6

‍‌

Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software


O Hurrian Hymn No. 6  oferece um conteúdo mais consistente, e ao contrário de cinco outras tabuinhas descobertas no mesmo local, está suficientemente bem preservado para permitir que arqueólogos e outros possam tentar reconstruir sua música, embora não tenha sido fácil.

 

 

video
play-rounded-fill

 

 

Anne Kilmer, professora emérita da Universidade da Califórnia em Assiriologia, passou 15 anos a estudar a tábua, antes de a transcrever para a notação musical moderna em 1972.

A sua é uma das várias interpretações que YouTuber hochelaga compilou o vídeo acima.

 

 

video
play-rounded-fill

 

 

Enquanto o tábua original dá detalhes específicos sobre como o músico deve colocar os dedos na lira, outros elementos, como afinação ou quanto tempo as notas devem ser mantidas, estão ausentes, dando aos músicos modernos algum espaço para a criatividade.

Abaixo o arqueólogo Richard Dumbrill explica a sua interpretação de 1998, na qual a vocalista Lara Jokhader assume a parte de uma jovem mulher que apela em privado à deusa Nikkal para a tornar fértil:

 

 

video
play-rounded-fill

 

 

 

 

video
play-rounded-fill

 

 

Aqui está um toque de guitarra clássica particularmente belo, cortesia do musicólogo sírio Raoul Vitale e do compositor Feras Rada

 

 

video
play-rounded-fill

 

 

E uma assombrosa versão para piano, do compositor sírio-americano Malek Jandali , fundador do programa Pianos for Peace :

 

 

video
play-rounded-fill

 

 

E quem pode resistir a uma oportunidade de ouvir o Hurrian Hymn No. 6  numa réplica de uma lira antiga pelo compositor “new ancestral”  Michael Levy, que considera a sua missão musical “abrir um portal para um tempo que tem sido quase esquecido:

 

“Sonho em reacender o próprio espírito dos nossos ancestrais.  Para captar, por apenas alguns momentos, uma época em que as pessoas imaginavam que o tecido do universo era tecido de harmonias e notas. Para deleitar-se  num tempo mais suave, quando a fragilidade da vida era verdadeiramente apreciada e cada ação era realizada no sentimento todo-poderoso de reverência sentida pelos deuses antigos.

 

 

video
play-rounded-fill

 

 

O Samurai Guitarist Steve Onotera também canaliza o mistério da antiguidade, combinando a melodia do Dr. Dumbrill com a do Dr. Kilmer, tentando e descartando uma série de abordagens – synthwavelo-fi hip hopreggae dub (“um desastre absoluto”) – antes de decidir era mais bem inteerpretado como um solo na sua Fender elétrica.

 

 

video
play-rounded-fill

 

 

A Amaranth Publishing tem vários arquivos MIDI do Hurrian Hymn No 6, incluindo o do Dr. Kilmer, que pode ser baixado gratuitamente aqui.

 

Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software

Considera, por favor fazer um donativo ao nosso site.
Ajuda-nos a não depender da publicidade para continuarmos a partilhar Arte mantendo o Artes & contextos livre.
Podes também ajudar-nos ao subscreveres a nossa Newsletter e acompanhando-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram


O artigo original Hear the World’s Oldest Known Song, “Hurrian Hymn No. 6” Written 3,400 Years Ago  foi publicado @ Open Culture
The original article Hear the World’s Oldest Known Song, “Hurrian Hymn No. 6” Written 3,400 Years Ago,  appeared first @ Open Culture


Talvez seja do seu interesse: 40.000 Anos De História Da Música Em 8 Minutos

0

Como classificas este artigo?

Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos