
Agnès Hostache Projeções Interiores0 (0)
2 de Agosto, 2022
Agnès Hostache
Este artigo foi traduzido do original por software
Cet article a été traduit de l’original par ordinateur
Agnès Hostache gosta de contar histórias, histórias que ganham vida tanto através das palavras como através das imagens, uma vez que a escrita e o desenho funcionam como duas práticas complementares para a autora-ilustradora, ao ponto de formar um conjunto indivisível. No entanto, não sedeixe eangnar.

Agnès Hostache, Éplucher , acrílico
Agnès Hostache define-se como uma pessoa observadora, reservada e modesta. Por conseguinte, as suas histórias não são dela própria. São as histórias de outros, de estranhos que se lhe revelam, de objetos que se lhe apresentam, revelados do ponto de vista particular, atento e curioso que ela tem sobre eles. Como uma ralizadora, Agnès Hostache ajusta a sua lente, através da qual percebe subjectivamente, angula e enquadra a nossa casa, “sua, dela, deles”. É “uma forma de ver as coisas”, diz ela. Como duas pessoas vêem a mesma coisa, mas de formas totalmente diferentes e como cada pessoa imagina a sua própria história a partir dos símbolos e das pistas deixadas para trás. Quer os habitantes estejam presentes ou ausentes, imaginamos as suas vidas, assumimos os seus traços de carácter, os seus passatempos… De um determinado campo, improvisamos com grande prazer o fora de campo, em segredo, diante de uma intimidade revelada.

Agnès Hostache, Marthe, guache e acrílico

Agnès Hostache, Frenche riviera , guache e acrílico
Com uma licenciatura em artes aplicadas e formação como designer de interiores, é bastante natural para a autora-ilustradora desenhar e organizar interiores domésticos, criar universos com formas simples, leves e coloridas.Os espaços são cortados, seja por efeito de um grande plano ou por um efeito de deslocação ou descentralização. Por exemplo, quando o olhar é fixado num ponto intermédio – ou seja, no ponto de fronteira que separa e liga duas superfícies e nos dá uma visão de dois espaços em uma – ou quando o olhar escolhe projetar-se a partir de um eixo acentuado específico, como no caso do efeito de mergulho.As linhas horizontais e verticais encontram-se ou cruzam-se, numa inspiração por vezes cubista, poder-se-ia dizer. Formas e motivos são sobrepostos de uma forma lúdica, como uma colagem ou um puzzle, entre composição, decomposição e recomposição visual. Os volumes são proeminentes, mas jogam entre a profundidade e a impressão superficial. A página rítmica ou lona afirma tanto a sua planura como a sua estase.Os desenhos achatados são impressionantes na sua fixidez, como uma moldura congelada. A ação é congelada em tempo suspenso, tempo amplo e dilatado, o que, como resultado, permite que a história se desenrole. O olho centra-se então em detalhes que não o são. Os momentos de pausa/posição, de ausência, os momentos em que “nada” acontece, são destacados. O objeto torna-se o sujeito e o fundo tradicional vem à tona.
A realidade quotidiana destina-se a ser tangível, mas não mimeticamente cinzelada. Estas pequenas cenas quotidianas que realçam os nossos objectos mais familiares e prosaicos são reconhecíveis por todos.Eles evocam imediatamente uma experiência. Todos podem facilmente projetar-se neles como atores. Potencialmente reproduzíveis infinitamente, são no entanto múltiplos e multiplicados para melhor quebrar a monotonia. Os efeitos de volumes interligados, nuances e variações são assim utilizados para “distorcer a realidade” e “enganar com o espaço”, diz Agnès Hostache. Este é um processo divertido para o designer, e que deixa espaço para a invenção e fuga. A partir daí, a representação é contínua e a criação interior é perpétua.

Agnès Hostache, La route , guache e acrílico

Agnès Hostache, sans titre, guache e acrílico

Agnès Hostache, Coussin vert , acrílico

Agnès Hostache, Gisèle , guache e acrílico

Agnès Hostache, La Sieste , guache e acrílico

Agnès Hostache, sans titre, guache e acrílico

Agnès Hostache, Atelier , acrílico

Agnès Hostache, Composition, acrílico

Agnès Hostache, Inès et Adrien, acrílico

Agnès Hostache, Le Monde flottant , guache e acrílico

Agnès Hostache, Le voisin , guache e acrílico

Agnès Hostache, sans titre, guache e acrílico

Agnès Hostache, Serly , acrílico

Agnès Hostache, Tabouret, guache e acrílico

Agnès Hostache, Tête de caillou , guache e acrílico
Este artigo foi traduzido do original por software
Cet article a été traduit de l’original par ordinateur
O artigo original Agnès Hostache, foi publicado @ BOUM!BANG!
L’article original Agnès Hostache, a été publié @ BOUM!BANG!
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Talvez seja do seu interesse: Street View Road Trip” Da Artista Alice Tye
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.