Leonardo da Vinci projetou a cidade ideal: veja modelos 3D do projeto Artes & contextos leonardo da vinci city 1

Leonardo da Vinci projetou a cidade ideal: veja modelos 3D do projeto
0 (0)

8 de julho, 2022 0 Por Artes & contextos
  • 3Minutos de leitura
  • 713Palavras

Leonardo da Vinci

‍‌

Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software

Le Corbusier , Frank Lloyd Wright ,  Ray Bradbury: estes e outros notáveis ​​do século XX pensaram seriamente na cidade ideal, o que ela incluiria e o que aomdeveria ter. Nessa medida, poderíamos descrevê-los, na linguagem do século XXI, como urbanistas. Mas as raízes da disciplina – ou área de pesquisa, ou profissão, ou obsessão – a que chamamos urbanismo remontam ao século XV. No início do Renascimento, os pensadores reconsideravam uma série de condições de vida tidas como certas naquela época, desde o lugar do homem no universo (e, na verdade, o próprio universo) até o descarte de seu lixo. Poucas dessas figuras pensaram tão à frente ou em tantos campos como Leonardo da Vinci .

 

video
play-sharp-fill

 

Além dos seus trabalhos em arte, ciência, engenharia e arquitetura, o “homem renascentista” por excelência também pôs as mãos no urbanismo. Mais especificamente, incluiu nos seus cadernos desenhos para o que ele via como uma cidade ideal. “Leonardo tinha 30 anos quando se mudou para Milão por volta de 1482”, escreve  Hilary Clarke , da Engenharia e Tecnologia .

“A cidade que ele encontrou era um aglomerado de edifícios, sem saneamento. Pouco deppis do jovem pintor ter chgado a cidade, foi atingida por um dos surtos de peste buónica que matou naquela cidade mais de um terço da sua população na época.” Isso poderá tê-lo levado a elaborar o seu plano, que data entre 1487 e 1490, para um ambiente urbano mais limpo e eficiente.

 

video
play-sharp-fill

 

Embora não tenha sido particularmente difícil imaginar um cenário menos sujo e desordenado do que a cidade medieval europeia tardia, Leonardo, fiel à forma, realizou um ato completo de reimaginação. “Apoiando-se no conhecimento adquirido ao estudar os canais de Milão, Leonardo queria usar a água para conetar a cidade como um sistema circulatório”, escreve Clarke, acrescentando que Leonardo também estudava anatomia humana na época. “O seu princípio ideal de planeamento urbano era ter uma cidade com vários níveis, que também incluísse uma hidrovia subterrânea para descarregar os efluentes.” A camada superior teria as casas, praças e outros edifícios públicos; “o nível inferior era para os pobres, mercadorias e tráfego – cavalos e carroças – e ficava no mesmo nível dos canais e bacias, para que os vagões pudessem ser facilmente descarregados”.

 

Leonardo da Vinci

Pormenor das notas de Leonardo da Vinci para a sua cidade ideal

 

Embora a sua ambição pudesse parecer fantástica no século XV, o plano da cidade de Leonardo demonstra em todos oa aspetos o seu considerável conhecimento de engenharia para a resolução de problemas práticos. Leonardo tinha uma localização real em mente – ao longo do rio Ticino, que atravessa a Itália e a Suíça modernas – e planeou pormenores como escadas em espiral em todos os edifícios.

Insistia nas espirais, observa Clarke, “porque elas não tinham cantos, dificultando a micção dos homens”, mas também adicionam elegância à sua visão da cidade vertical, uma noção que nos parece óbvia hoje, mas era desconhecida na época. Claro, Leonardo era um homem à frente do seu tempo, e os modelos físicos e renderizados em 3D de sua cidade ideal nestes vídeos do Ideal Spaces Working Group  e da Itália O Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci  faz-nos pensar se o seu plano não pareceria atraente e incrivelmente radical para os urbanistas ainda hoje.

 


Este artigo foi traduzido do original por software
This article was translated from the original by software

Considera, por favor fazer um donativo ao nosso site.
Ajuda-nos a não depender da publicidade para continuarmos a partilhar Arte mantendo o Artes & contextos livre.
Podes também ajudar-nos ao subscreveres a nossa Newsletter e acompanhando-nos no Facebook, no Twitter e no Instagram


O artigo original Leonardo da Vinci Designs the Ideal City: See 3D Models of His Radical Design , foi publicado @ Open Culture
The original article Leonardo da Vinci Designs the Ideal City: See 3D Models of His Radical Design  appeared first @ Open Culture


Talvez seja do seu interesse:  5 Caraterísticas da Arte Renascentista que mudaram o Mundo para Sempre

0

Como classificas este artigo?

Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos