Frida Kahlo

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão
0 (0)

7 de abril, 2022 0 Por Artes & contextos
  • 4Minutos de leitura
  • 1040Palavras

Frida Kahlo

 

Sob a máxima universal “Olhos que não vêem, coração que não sente”, máxima que encerra uma vida, toda uma experiência chega ao Palácio de Neptuno em Madrid: a de Frida Kahlo, um verdadeiro símbolo. Até 29 de maio de 2022

Palácio de Neptuno acolhe até ao próximo mês de maio o que será sem dúvida uma experiência única, multidisciplinar, daquelas que ninguém pode perder, pela forma como é concebida, para todos os seguidores desta criadora única e carismática que se auto-retratou, porque, segundo a própria, “é quem ela conhece melhor”. E sobretudo para aqueles que ainda não sabem o que significa o universo Frida.

Produzido pela Next Exhibition, referência mundial em edutainment, e em colaboração com a Frida Kahlo Corporation, o projeto, de forte caráter inovador e tecnológico, mostra “uma seleção visual de elementos importantes das diferentes fases da sua vida”, conforme afirma a sua curadora e coordenadora, após dez anos, de recolha e registo, Alejandra López , “pioneira no eixo da Arte Madrid”, como assinala o seu empresário.

 

Espaços imersivos da exposição sobre Frida Kahlo no Palácio de Neptuno em Madrid.

Espaços imersivos da exposição sobre Frida Kahlo no Palácio de Netuno em Madrid.

 

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão Artes & contextos IMG 20211217 115435

Espaços imersivos da exposição sobre Frida Kahlo no Palácio de Netuno em Madrid.

 

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão Artes & contextos IMG 20211217 115040

Espaços imersivos da exposição sobre Frida Kahlo no Palácio de Netuno em Madrid.

 

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão Artes & contextos IMG 20211217 114329

Espaços imersivos da exposição sobre Frida Kahlo no Palácio de Netuno em Madrid.

 

Revela informações sobre os seus cuidados pessoais. A intimidade dos seus encontros, capturada com maestria por fotógrafos relevantes. Além de inúmeros marcos na história do México e do mundo, Frida reflete uma nova era. Expoente claro “de independência, feminismo e força” para a sua geração e posteriores.

Imperdível no calendário de compromissos artísticos para ver e sentir, porque aqui temos de manter os olhos bem abertos, para não perder um pingo, para ser preenchido com toda a cor que, como pura arte mexicana, irradia a beleza de toda uma vida agitada com as suas luzes e sombras. Um olhar íntimo e “privado” da artista mais conhecida e admirada do país asteca.

Uma viagem icónica e temática

É uma viagem dividida em três partes, com uma encenação sensacional. Como acolhimento de realidade virtual que abre as portas da Casa Azul da artista , um enclave essencial da sua biografia e atual sede do seu museu na Cidade do México, que nos transporta, voando para o interior do seu Éden particular, de araras e panteras que perambulam no seu imaginário retrato da vida, onde tantos dos seus sonhos foram forjados, também truncados, que continuam a acontecer, e fazem o espectador participar na sua cronologia: menina sonhadora, amante e mulher amada, adulta prostrada, que invade o seu como um rio vital daqueles anos turbulentos do final do século XX, graças ao efeito magistral alcançado pelo videomapping .

 

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão Artes & contextos IMG 20211217 114015

O videomapping é um dos grandes protagonistas desta experiência criativa que tem Kahlo como núcleo expositivo.

 

Até 38 instantâneos chave, divididos em sete núcleos temáticos. Infância sem luxos e adolescência pobre. Jovem passo para o amor “tempestuoso” de Diego Rivera, o vôo pacífico de uma pomba e a companhia devastadora do elefante. A sua paixão pela Natureza e as suas criações, os seus amados animais de estimação. A chegada do surrealismo inesperado à sua vida, André Bretón e a sua preocupação com o seu trabalho. O rasto da sua marca de cocares florais e calçados nas suas roupas peculiares. A relação com os seus amigos revelou, expôs, fragmentos da vida, como sua amante. E o resultado final, corpo frustrado na cama e morte após a angústia e o mal-estar gerados pelo seu acidente naquele fatídico 17 de setembro de 1925, que a prostrou e transformou a sua vida para sempre como uma força motriz de mudança, já alterada também por outro acidente interior , segundo ela, “muito pior” como é, às vezes, o amor.

 

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão Artes & contextos IMG 20211217 115102

Espaços imersivos da exposição sobre Frida Kahlo no Palácio de Netuno em Madrid.

 

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão Artes & contextos IMG 20211217 120038

Espaços imersivos da exposição sobre Frida Kahlo no Palácio de Netuno em Madrid.

 

O roteiro completa-se com um circuito fotográfico, a projeção de um documentário em inglês, de 1984 em VO, ” Frida Khalo and Tina Modotti “, de Peter Wollen e Laura Mulvey vida, pela sua capacidade de reagir e resistir às adversidades.

O itinerário é completado com um circuito fotográfico, a projeção de um documentário inglês, 1984 Frida Khalo e Tina Modotti,  de Peter Wollen e Laura Mulvey, e uma área infantil, para que os mais pequenos possam compreender esta mulher triunfante, pela sua capacidade de reação e resistência face à adversidade.

 

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão Artes & contextos IMG 20211217 121631

Fotografias de Kahlo

 

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão Artes & contextos IMG 20211217 122225

Fotografia de Kahlo

 

Frida Kahlo, o símbolo de outra dimensão Artes & contextos IMG 20211217 121811

Fotografias de Kahlo

 

Resumindo, “uma jornada emocional para conhecer uma mulher única, vivê-la e entender a sua essência, a sua força, o seu valor, o seu talento e o seu imenso amor”. Porque aqui os olhos veem, absorvem e guiam o coração pulsante, agora feito memória virtual, de uma grande mulher, além da sua marca peculiar.

Até 29 de maio de 2022, no Palácio de Netuno, Madrid. 

Este artigo foi traduzido do original em espanhol por software

Ajuda-nos a manter o Artes & contextos gratuito, livre e sem publicidade pelo meio dos artigos


O artigo originalFrida Kahlo, el símbolo desde otra dimensión , foi publicado @ Descubrir el Arte
The original article Frida Kahlo, el símbolo desde otra dimensión , appeared first @ Descubrir el Arte


Talvez seja do seu interesse:  Um Passeio Virtual pela Casa Azul de Frida Kahlo

0

Como classificas este artigo?

Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos