Monstra
No passado dia 17 de fevereiro teve lugar a apresentação da 21ª edição do Festival de Animação MONSTRA, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Com uma sala bem composta, ficámos a conhecer melhor, e a antecipar esta edição que será dedicada à Bulgária e terá lugar entre 16 a 27 de março.
Desde 2000, a MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa tem dado a oportunidade de criar uma fusão entre diferentes artistas, e diversas disciplinas artísticas tendo sempre por base o Cinema de Animação. Em comunicado à imprensa, o Diretor Artístico do Festival, Fernando Galrito refere que «A MONSTRA já é considerado um evento de destaque no panorama artístico cultural lisboeta, nacional e internacional […] queremos, especialmente, continuar a conquistar o olhar, a mente e o coração de muitas crianças, jovens e adultos, esperando que se juntem ao quase um milhão que ao longo de 20 anos viram cinema pelo “olhar” da MONSTRA e da MONSTRINHA».
Nesta edição a MONSTRA vira o seu olhar programático para a cultura do leste da Europa, apesar de trazer cinema de animação dos quatro cantos do mundo. Com mais 400 filmes anunciados, 200 em competição, antestreias, sessões especiais, percorrendo 46 países – sendo o Paquistão e o Egipto, os países estreantes em competição –, e ainda 10 exposições, a edição de 2022 promete ser especial.

Entre o Cinema São Jorge, a Cinemateca Portuguesa, Cinemateca Júnior e o Cinema City Alvalade, serão os palcos para a 21ª edição da MONSTRA. O tema deste ano é «A Animação analógica e digital», que, segundo Fernando Galrito «[é] sobre os envolvimentos das técnicas e estéticas onde se alicerçam os antigos e novos projetos e filmes que ligam a imagem – desenhada e esculpida – com as novas imagens criadas por meios digitais».

Este ano, o país convidado é a Bulgária, celebrando os 75 anos do departamento de Animação do outrora Instituto Nacional de Cinematografia Búlgara. As primeiras experiências em cinema de animação na Bulgária têm origem nos finais dos anos 20 do século XX, sendo que nos anos 50 se começou a desenvolver uma animação búlgara independente. Assim, irão ser apresentados mestres de animação búlgaros, tais como Todor Dinov, Ivan Vaselinov, Stoyan Dukov, Slav Bakalov e Nikolay Todorov e autores contemporâneos, como Vessela Dantcheva, Andrey Koulev, Dimitar Dimitrov, Penchi Kunchev, Gospodin Nedelchev, Boris Despodov, Andrey Paounov e AsyA Kovanova. Terá também lugar a estreia mundial de «To Put It Midly» de Anri Koulev.

Através desta programação, a MONSTRA irá colaborar com quatro festivais – Animateka (Eslovénia), Animator (Polónia), Animafest (Croácia) e Animest (Roménia) através da secção «Da Europa do Leste para Portugal». Das antestreias mais aguardadas é «Belle», do realizador japonês Mamoru Hosoda, ícone do Anime e animação japonesa.

A Competição de Longas-metragens deste ano é composta por sete filmes. São eles:
- «Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente», Brasil, 2020;
- «Mata e Foge da Cidade», Polónia, 2020;
- «A Minha Família Afegã», República Checa, 2021;
- «A Travessia», França, República Checa e Alemanha, 2021;
- «Dezenas de Nortes», Japão, 2021;
- «Mamã Gorila», Suécia, Noruega, Dinamarca, 2021;
- «Até os Ratos Merecem o Céu», República Checa, Polónia e Eslováquia, 2021.

Quanto às Curtas-metragens, os títulos são:
- «O Mistério da Maçã», Estados Unidos, 2020;
- «New «Divergence»»; 2021;
- «32513ª11b300c», Áustria, 2021;
- «A Boneca de Kafka», Portugal, 2021;
- «O Que se Ouve no Silêncio», França, 2020;
- «A Quarta Parede», Irão, 2021;
- «A Ronda da Noite», França, 2020;
- «A Vida é Complicada», Rússia, 2021;
- «O Botão da Mãe», Rússia, 2021;
- «Coalescência», Portugal, 2021;
- «Quando Caímos», Reino Unido, 2021;
- «Crescer», Israel, 2021;
- «A Civilização», Estados Unidos, 2022;
- «Um Pedaço de Osso», Japão, 2021;
- «As Pessoas e a Lua», Irão, 2021;
- «Más Sementes», Canadá, 2021;
- «O Acordar dos Insetos», França, 2021;
- «Oh, Não!», Rússia, 2021;
- «Terra Prometida», Itália, 2021;
- «Figuras Impossíveis e Outras Histórias 1», Polónia, 2021;
- «Consegues Vê-los?», Croácia, 2021;
- «Pele com Pele», Espanha, 2021;
- «Bestia», Chile, 2021;
- «Degelo», Portugal;
- «Loop», Espanha e Argentina, 2021;
- «A Chegada», Finlândia, 2021;
- «Nós os 2», Japão, 2021;
- «A Corrida da Salsicha», Alemanha, 2021;
- «O Senhor Pete e a Casa de Ferro», Suíça, 2021;
- «O Abraço do Urso», França, 2021;
- «Duas Irmãs», França, 2021;
- «O Homem do Lixo», Portugal, 2022;
- «Processo de Seleção», Espanha, 2021;
- «Tamgù», Argentina e França, 2020;
- «Até Que Nos Voltemos a Encontrar», 2022;
- «A Criação», Portugal, 2021;
- «Um Caso de Arte», Reino Unido e Canadá, 2021;
- «Coisa», Alemanha, 2021;
- «Hillocks», Portugal, 2022;
- «O Escritor Cego», Grécia, 2021;
- «O Passeio de Vadim», Rússia, 2021;

Existem mais três categorias em competição, sendo elas as «Curtíssimas», «Curtas Estudantes» e «SPA Vasco Granja». O prémio SPA | Vasco Granja conta com 11 curtas-metragens portuguesas produzidas em 2021, sendo que a Competição das Curtas de estudantes e as Curtíssimas são filmes até dois minutos.

É ainda importante não esquecer a Secção da MONSTRINHA, um espaço aberto para os mais jovens e graúdos. De uma forma didática, a MONSTRINHA pode ir até às escolas ou receber as escolas nos palcos do festival. Durante os dois fins de semana do festival terão lugar sessões especiais para famílias, cujo programa inclui o Baby MONSTRINHA com sessões de entrada gratuita e a pensar nas crianças até aos 3 anos.
Fora de competição é possível destacar a presença de cinematografia de animação oriunda do Brasil, através da Secção AnimaBR. De referir, ainda, a apresentação de um clássico que celebra 85 anos: «Branca de Neve e os Sete Anões», a primeira longa-metragem de animação da Disney. O festival conta ainda com as secções TerrorAnim, Triple X e Animação Experimental. Para acrescer ao programa, a MONSTRA conta ainda com 10 exposições entre o Museu da Marioneta, a Sociedade Nacional de Belas Artes e a Galeria de Santa Maria Maior, sem esquecer que Lisboa será pontuada pela MONSTRA, à noite, com intervenções urbanas de realidade aumentada.


De 16 a 27 de março Lisboa vai ser «invadida» por animação, fantasia e umas pitadas de terror, para os mais jovens e adultos, geeks e «first-timers».
O Artes & contextos mal pode esperar por vos trazer mais novidades sobre este magnífico festival. Até lá, colorem a vossa vida de animação e magia.
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

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Licenciada em História da Arte, apaixonada por arte e fotografia, com o lema: a vida só começa depois de um bom café, e uma pintura de Velázquez.