Posters de viagem britânicos
Um cartaz publicitário deve conectar-se imediatamente connosco, mesmo que vamos apenas a passear. Normalmente há não há muito tempo para transmitir a informação e muitas vezes o estilo e aspeto do poster tem de fazer o trabalho das palavras que podemos não ter tempo de assimilar. Estes cartazes britânicos de antes Segunda Guerra Mundial e de viagens internacionais baratas são exemplos importantes e ainda hoje parecem impressionantes. Olhando para eles, mesmo agora, quer-se voltar atás no tempo quando não há lugar mais sofisticado do que Bournemouth, Lowestoft e Clacton-on-Sea.

Em 1923 as empresas ferroviárias individuais, que eram muitas, agruparam-se em quatro grandes empresas: as ferrovias Great Western (GWR), Londres, Midland e Scottish (LMS), Londres e North Eastern (LNER) e Southern (SR). Começando pela LNER, todas as empresas formaram os seus próprios departamentos de publicidade e começaram a contratar pessoal dos mundos da arte comercial e industrial. O texto minimal (muitas vezes desenhado à mão pelos próprios artistas e designers) permitia que o trabalho artístico impressionante falasse.
Os departamentos de publicidade das quatro grandes empresas ferroviárias não competiam apenas entre si, mas também com as empresas baratas de autocarros. Os destinos que as empresas individuais ofereciam tornaram-se chave.




Kenneth Shoesmith (1890-1939) Royal Tunbridge Wells – Southern Railway 1939
Kenneth D. Shoesmith – Cunard Line c. 1925
Henry George Gawthorn (1879-1941). The Forth Bridge. 1928.
Kingston by tram, por Frank Newbould, 1925


Frank Newbould (1887-1951) South on Devon -1946

Este artigo foi traduzido do original em inglês por software IA
O artigo original Gorgeous British Travel Posters from Between the Wars , foi publicado @ Flashback
The original article Gorgeous British Travel Posters from Between the Wars , appeared first @ Flashback
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Talvez seja do seu interesse: Ilustrações de FSTN ou Pierre Coubeau
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.
