Revista Life prevê em 1914 como as pessoas se vestiriam na década de 1950 Artes & contextos life magazine predicts in 1914 how people would dress in the 1950s

Revista Life prevê em 1914 como as pessoas se vestiriam na década de 1950

30 de novembro, 2021 0 Por Artes & contextos

Life

 

Embora ainda apenas dentro da memória viva, 1950 parece agora que pertence não apenas ao passado, mas a uma realidade totalmente perdida. No entanto, aquele ano foi um ano para o futuro: ou seja, um tempo distante o suficiente para acender a imaginação e próximo o suficiente para incutir um sentimento de inquietação. Deve ter sentido isso, pelo menos, aos assinantes da revista Life em dezembro de 1914, quando abriram uma edição dessa revista dedicada em parte a prever o estado da humanidade 36 anos depois. A sua ousada capa retrata um homem e uma mulher dos anos 50 divertindo-se com fotos de um homem e uma mulher em 1914: os últimos vestem roupas de rua europeias abotoadas, enquanto os primeiros não vestem quase nada.

 

Revista Life prevê em 1914 como as pessoas se vestiriam na década de 1950 Artes & contextos life1914

Ilustração de Otho Cushing para a Revista Life em 1914

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos

 

Como apresentado pelo illustrador Otho Cushing, a mulher completamente moderna dos anos 50 usa uma espécie de combinação, algo como uma peça de vestuário da Grécia antiga atualizada por abreviaçã. O seu parceiro masculino inspira-se numa fase ainda anterior da civilização, a sua tanga cobrindo o mínimo possível dos padrões abstratos pintados ou tatuados por todo o seu corpo. (Sobre a sua escolha de cobrir tudo com um capacete amassado, uma tese de doutorado inteira poderia certamente ser escrita.)

Uma visão credível do futuro deve inspirar-se no passado, e os interesses de Cushing equiparam-no bem para a tarefa: 28 anos depois, o seu obituário no New York Times  referir-se-ia à sua especialização inicial em retratar “homens e mulheres jovens e bonitos com trajes gregos ou modernos”

 

Revista Life prevê em 1914 como as pessoas se vestiriam na década de 1950 Artes & contextos OC Life in 1950 1

Ilustração de Otho Cushing para a Revista Life em 1914

 

Embora a moda ainda não tenha voltado à antiguidade, quantas roupas nas ruas de qualquer grande cidade hoje escandalizariam o leitor médio da Life em 1914? É claro que a capa é essencialmente uma mordaça, assim como muito do ostensivo prognóstico interno. Como circulou novamente não há muito tempo atrás num tópico de  tweet de Andy Machals, prevê monarcas na fila do desemprego, empregos de rapazes tomados por meninas, mulheres adquirindo haréns de homens, e a quase-extinção do casamento.

Mas algumas previsões, como 50 Kms por hora, tornando-se uma velocidade de condução lenta o suficiente para ser multável, tornaram-se realidade. Outra peça imagina pessoas dos anos 50 a contratar músicos para acompanhá-los em cada fase do dia. Poucos de nós fazem isso mesmo na década de 2020, mas vivendo as nossas vidas com banda sonora digital, até podemos questionar-nos sobre como é que os nossos antepassados do início do século XX se safavam: “Entre as refeições, eles não ouviram quase nada”.

 

Revista Life prevê em 1914 como as pessoas se vestiriam na década de 1950 Artes & contextos OC Life in 1950 2

Ilustração de Otho Cushing para a Revista Life em 1914

Este artigo foi totalmente traduzido do original em inglês por software


O artigo original Life Magazine Predicts in 1914 How People Would Dress in the 1950s , foi publicado @ Open Culture
The original article Life Magazine Predicts in 1914 How People Would Dress in the 1950s , appeared first @ Open Culture


Talvez seja do seu interesse: A lendária antropóloga Margaret Mead sobre Trabalho, Lazer e Criatividade

0

close

Oferecemos-lhe ao sábado de manhã, a semana em Arte

Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.