Um passeio na Floresta Negra
O que é o Autocromo, na Wikipedia
Gâteau é a palavra que me vem à cabeça quando penso na Floresta Negra. Aquele pão-de-ló de chocolate em camadas com creme de leite e um rico recheio de cereja. Aparentemente é uma variação da sobremesa alemã Schwarzwälder Kirschtorte concebida pelo confeiteiro Josef Keller.
A outra coisa que me vem à mente é a melodia de um hit alegre “A Walk in the Black Forest” de Horst Jankowitz. Um facto pouco conhecido: o pobre e velho Jankowitz empolgou-se com o sucesso deste clássico fácil de ouvir. Originalmente escreveu a faixa para um programa de televisão com algumas das maravilha mais pitorescas da Alemanha. Em seguida, vendeu acidentalmente os direitos musicais a uma produtora de cinema e televisão dos EUA, convencido de que estava a dar-lhes uma autorizaão. Jankowitz realizou cerca de 125 dm como trabalho. A produtora americana de cinema e TV realizou milhões.
De acordo com a Dick e Harry, a Floresta Negra está situada em:
Schwarzwald Alemã, região montanhosa, Baden-Württemberg Land (estado), Sudoeste da Alemanha , nascente dos rios Danúbio e Neckar. Ocupa uma área de 6.000 km quadrados e estende-se em direção ao nordeste por cerca de 160 km desde Säckingen no Alto Reno (na fronteira com a Suíça) até Durlach (a leste de Karlsruhe). A sua largura varia entre 16 e 40 quilómetros.
Foram os Romanos que primeiro descreveram a área como a Floresta Negra (“Silva Nigra”) – Imagine Russell Crowe em Gladiator prestes a começar a batalha com as tribos germânicas, mesmo não sendo um retrato muito rigoroso. Estas florestas escuras e densas inspiraram contos de fadas infantis como os Hansel e Gretel, Rapunzel, e Branca de Neve e os Sete Anões; vários romances góticos escritos por Victoria Holt e Sandra Schwab; e O Necromante, ou O Conto da Floresta Negra de Karl Friedrich Kahlert.
A Floresta Negra tem uma forma quase rectangular. É uma região montanhosa com Feldberg como seu ponto mais alto com uma elevação de 1.493 metros, que é o pico mais alto da Alemanha fora dos Alpes.
A área está cheia de pequenas vilas e cidades como Altensteig, Baden-Baden, Freiberg, Gengenbach, Haslach, Schiltachand e Staufen. O autor Hermann Hesse nasceu na aldeia da Floresta Negra de Calw, enquanto Baden-Baden é famosa pelos seus spas.
A agricultura, a carpintaria e o turismo são as principais indústrias da região. Existem também cerca de 14.000 destilarias.
Por volta de 1910, um fotógrafo de nome desconhecido foi enviado para a floresta negra para documentar a sua beleza e esplendor. Durante um período de um ano, este fotógrafo fptografou vários aspetos da vida na Floresta Negra, nas suas cidades e aldeias, e alguns dos seus pontos turísticos mais famosos numa série de belos autocromos.
Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos
O artigo original A Walk in the Black Forest: Autochromes from Early 1900’s Germany, foi publicado @ Flashback
The original article A Walk in the Black Forest: Autochromes from Early 1900’s Germany, appeared first @ Flashback
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Talvez seja do seu interesse: Paisagens da Finlandia e Islândia por Mikko Lagerstedt
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.