
Jim Naughten – Pinturas Digitais da Vida Selvagem0 (0)
26 de Outubro, 2021
Todas as imagens cortesia de Grove Square Galleries
Jim Naughten
Artista fotográfico Jim Naughten lança uma fantástica lente de cor doce sobre ecossistemas luxuriantes e retratos de animais surreais em Eremozoic, uma exposição individual em vista em Grove Square Galleries até 18 de Novembro (de 2021).
Composta por imagens alteradas digitalmente, a série centra-se em rinocerontes, peixes-boi e uma miríade de animais selvagens em cenários estranhos e inusitados: um urso alto, castanho, está de pé nas patas traseiras num campo de relva rosa vivo, um gorila descansa numa folhagem igualmente vibrante, e os orangotangos balançam através de ramos frondosos em tons de azul.

Eremozoic, Jim Naughten. Foto cortesia de Grove Square Galleries
Enquanto os animais são geralmente isolados em cores verdadeiras, os cenários evocam fotografia por infravermelhos, e as alterações não naturais de Naughten tingem as imagens realistas com elementos mágicos. O artista diz que as manipulações transmitem a desconexão cada vez maior da humanidade com o ambiente, o que ele explica numa declaração:
Estou interessado em saber como, num piscar de olhos evolutivo, os seres humanos passaram a dominar e a subjugar o planeta e até que ponto a nossa relação com o mundo natural se desviou fundamental e perigosamente da dos nossos antepassados. Espero que o trabalho crie consciência e discurso sobre esta desconexão, as nossas ideias ficcionadas sobre a natureza e as possibilidades de mudança positiva.
Embora as peças se aventuram num estranho reino de detalhes caleidoscópicos, têm a realidade biológica no seu núcleo, e o título da exposição, Eremozoic, refere-se à era atual da evolução da Terra. O biólogo e escritor E. O. Wilson introduziu o termo para caraterizar este “período de extinção em massa devido à actividade humana.
A Era Eremozóica é alternativamente referida como A Era da Solidão, e este sentido de deslocamento e desorientação é capturado na descrição de Naughten da natureza como “um reino não familiar e não natural.”

Da exposição Eremozoic, Jim Naughten. Foto cortesia de Grove Square Galleries

Da exposição Eremozoic, Jim Naughten. Foto cortesia de Grove Square Galleries

Da exposição Eremozoic, Jim Naughten. Foto cortesia de Grove Square Galleries

Da exposição Eremozoic, Jim Naughten. Foto cortesia de Grove Square Galleries

Da exposição Eremozoic, Jim Naughten. Foto cortesia de Grove Square Galleries
Website de Jim Naughten
Jim Naughten no Instagram
Este artigo foi traduzido automaticamente do original em inglês por software IA
O artigo original Fantastical Digital Paintings Position Wildlife in Unnaturally Colorful Environments , foi publicado @ Colossal
The original article Fantastical Digital Paintings Position Wildlife in Unnaturally Colorful Environments , appeared first @ Colossal
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Talvez seja do seu interesse: Natureza conquista Arquitetura abandonada – fotos de Jonk
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.