Livro de Fotografia de Jonk
Centrais elétricas degradadas, instalações médicas abandonadas e parques de diversão em ruínas ferrugentas, são as cenas plenas de dramatismo que o fotógrafo francês Jonathan Jimenez, também conhecido como Jonk.
As imagens são provas da resistência e poder de recuperação de espaços transformados por humanos, pela Natureza. Agora compiladas num novo livro intitulado Naturalia II, são 221 imagens capturadas em 17 países revelam a fértil vegetação que se arrasta lentamente, e vai conquistando e envolvendo desregradamente s paredes e blocos de betão.
Este volume de sucesso vem no seguimento do primeiro livro de Jonk com o mesmo título e foca a forma como a crise ecológica evoluiu durante os últimos três anos. O fotógrafo explica o que o moveu para esta recolha na afirmação:
Por um lado, a situação deteriorou-se ainda mais com uma espécie a ser extinta todos os dias. O aquecimento global continua e tem provocado repetidas catástrofes naturais: inundações, incêndios, secas, etc. Por outro lado, a nossa consciência coletiva tem aumentado amplamente. Ainda estamos muito longe do compromisso necessário para mudar verdadeiramente as coisas, mas estamos an caminhar na direção certa. Milhões de iniciativas vão surgirando, e eu espero que minhas fotos e a mensagem que elas contêm possam desempenhar um pequeno papel no desafio coletivo que todos nós enfrentamos.
Instagram de Jonk
Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos
O artigo original Nature Resurges to Overtake Abandoned Architecture in a New Book of Photos by Jonk , foi publicado @ Colossal
The original article Nature Resurges to Overtake Abandoned Architecture in a New Book of Photos by Jonk , appeared first @ Colossal
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Talvez seja do seu interesse: Johnny Joo – Estruturas abandonadas tomadas pela Natureza
0
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.