Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos FIgael davrinche 5 980x1213 1

Gaël Davrinche O homem das mil caras
0 (0)

20 de Maio, 2021 0 Por Artes & contextos
  • 5Minutos
  • 914Palavras
  • 77Visualizações
Também o tempo torna tudo relativo.

Este artigo foi inicialmente publicado há mais de 2 anos - o que em 'tempo Internet' é muito. Pode estar desatualizado e pode ter incongruências estéticas. Se for o caso, aceita as nossas desculpas.

Gaël Davrinche

 

Gaël Davrinche é um aventureiro da figura humana que brinca com os seus modelos como brinca com a própria pintura. Para além das aparências, os seus retratos questionam a nossa humanidade e lançam um olhar negativo sobre a nossa sociedade.

Os retratos dos grandes mestres da pintura clássica inspiraram-no a começar pelas múltiplas reinterpretações, desacreditando as obras-primas ao forçar algumas das suas características.

Da paródia da história da arte, cujas efígies estão cheias de pistas que identificam as personagens e o seu lugar na sociedade, aos retratos codificados contemporâneos, só há um passo, dado com o mesmo prazer de provocar surpresa. Através do uso de acessórios sempre invulgares, e com a cumplicidade dos seus modelos, o artista revela as suas personalidades e elabora um retrato das suas vidas num determinado momento, perpetuado na tela. Em contraste com as imagens efémeras que invadem o nosso cotidiano desde o desenvolvimento da fotografia digital e do diktat das redes sociais, estas obras param o tempo e o olhar para focalizar os seres.

Referências telescópicas e séculos olham-se nos olhos nestas obras que são vistas como se lê um livro. Ali, um Mickey abraça o crânio de um futuro adulto, posando em frente a um fundo referenciando o filme The Mirror de Andrei Tarkovsky; noutro lugar, umqa embalagem de isopor emnvolve os ombros de uma jovem mulher na camisa de forças a quotidiana, morangos sufocam as personagens de Velasquez e Rembrandt. A cada século o seu supérfluo.

Embora os acessórios pareçam dizer muito sobre o indivíduo, eles são apenas a ponta do iceberg e escondem o essencial, sob a superfície daquela epiderme que Davrinche vai rebentar. Ele começa por apagar gradualmente os seus rostos atrás da matéria e da cor, até que se tornam irreconhecíveis.

Após a aparição, ele entra no coração do ser, para revelar uma outra faceta mais inominável da sua verdade.

Revelado pela série ” Kalashnikov “, ressoa dolorosamente com a violência do nosso tempo: os rostos não são nada mais que carne gritante, e só se pode distinguir vagamente um olho ou uma boca nesta face oculta da humanidade, a da destruição do homem pelo homem. Os fundos estão em uníssono, as suas gotas evocando uma poluição ou uma podridão oculta. Esta desconstrução da forma é em si mesma um memento mori.

O retrato finalmente estilhaça quando um crânio escapa da cabeça de um homem, voltando o olhar para o espectador para testemunhar a sua vaidade. Enquanto o fundo da tela se prepara para engolir o rosto, uma brancura fantasmagórica guia o olhar no movimento ascendente dos restos esqueléticos.

A porta está aberta aos  estados de espírito… Eles parecem guiar a mão do pintor na sua série ” Under the Skin“.

Com sobreposições sucessivas e movimentos acentuados, a pintura dita a sua lei e anima as telas com uma vida própria, longe de qualquer ideia preconcebida. A tinta tem precedência sobre o tema, até se tornar a personagem da pintura.

Alguns retratos, além disso, parecem modelados. Pode-se seguir os traços dos dedos, espalhando o material diretamente sobre a tela, num gesto menos padronizado do que aquele obtido com um pincel. Esta relação visceral com a pintura é encontrada no formato geralmente escolhido pelo artista, 200×160 cm, daqueles que se podem abraçar.

Com a sua pintura, é toda a humanidade que Davrinche abraça nos seus retratos.

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 14 980x1235 1

Gaël Davrinche, Under the skin 12 , óleo sobre tela, 200 × 160 cm, 2015 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 10 980x1261 1

Gaël Davrinche, M Arnolfini , óleo sobre tela, 200x160cm, 2010 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 5 980x1213 1

Gaël Davrinche, Encarnação , óleo sobre tela, 200x160cm, 2016-2020 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 13 980x1226 1

Gaël Davrinche, Trapper , óleo sobre tela, 200 × 160 cm, 2012 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 12 980x1238 1

Gaël Davrinche, The disagreeing dama de honra 2 , óleo sobre tela, 200 × 160 cm, 2016 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 11 980x1242 1

Gaël Davrinche, autorretrato , óleo sobre tela, 200x160cm, 2014 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 9 980x1238 1

Gaël Davrinche, L’attente , óleo sobre tela, 200 × 160 cm, 2013 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 8 980x1249 1

Gaël Davrinche, Kalashnikov , óleo sobre tela, 200x160cm, 2012 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 15 980x1234 1

Gaël Davrinche, Sob a pele , óleo sobre tela, 200 × 160 cm, 2015

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 7 980x1283 1

Gaël Davrinche, Kalashnikov , óleo sobre tela, 116 × 89 cm, 2013 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 16 980x1219 1

Gaël Davrinche, Sunset, 250X200cm huile sur toile 2016 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 6 980x1387 1

Gaël Davrinche, Kalashnikov DK20-06 , mídia mista sobre papel, 50x70cm, 2020 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 4 980x1243 1

Gaël Davrinche, Menina com uma pomba , óleo sobre tela, 200 × 160 cm, 2016 ©

 

Gaël Davrinche O homem das mil caras Artes & contextos gael davrinche 3 980x1233 1

Gaël Davrinche, Chinese Fashion Cowboy , óleo sobre tela, 200 × 160 cm, 2013 ©

 

Este artigo foi traduzido do original em francês por Redação Artes & contextos


O artigo original Gaël Davrinche , foi publicado @ BOUM!BANG!
The original article Gaël Davrinche , appeared first @ BOUM!BANG!

Considera, por favor fazer um donativo ao Artes & contextos.
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.


Talvez seja do seu interesse: Cristina Troufa Expõe “Forte”

0

Como classificas este artigo?

Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos