
Freeze Frame: Uma Stop-Motion Meditativa0 (0)
8 de Janeiro, 2021
Freeze Frame
A Preservação e a Decadência através de uma entediante Colheita de Gelo
A realizadora Soetkin Verstegen, de Bruxelas, criou a animação metódica e nostálgica “Freeze Frame” como um “cinema em miniatura dentro de um cubo de gelo”. Produzido num estilo granulado e vintage, o curta a preto e branco segue livremente os trabalhadores enquanto colhem e tentam preservar os blocos congelados. No meio de cenas monótonas, os trabalhadores da linha de montagem são insetos, sapos, e várias criaturas que nadam através dos fotogramas e acabam por se cristalizar em esculturas de gelo esqueléticas.
Numa conversa com Short of the Week, Verstegen falou da dificuldade de utilizar um material tão transitório, chamando-lhe “a técnica mais absurda desde a invenção da imagem em movimento”.
A natureza entediante do stop-motion corresponde ainda aos movimentos repetitivos dos temas do filme, formando “um puzzle lúdico com ideias formais em torno do cinema primitivo, decadência e preservação”.
Pode assistir a outras curtas-metragens de Verstegen utilizando as técnicas de animação no Vimeo.

Soetkin Verstegen

Freeze Frame, de Soetkin Verstegen

Soetkin Verstegen

Soetkin Verstegen

Soetkin Verstegen
Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

O artigo original foi publicado em @Colossal
The original article appeared first @Colossal
Talvez seja do seu interesse: Tokri, uma curta stop-motion de Suresh Eriyat
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.