Banksy
Banksy é, sem dúvida o grafitter mais conhecido, ou pelo menos o seu trabalho, e celebrado em todo o planeta. Foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2010 pela revista Time, ao lado de Barack Obama e Steve Jobs.
O trabalho artístico de Banksy pode ser apreciadoo desde a Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, Israel, Jamaica, Canadá, e muito mais.
A arte de Banksy é caracteriza-se por imagens impressionantes, muitas vezes combinadas com slogans. O seu trabalho envolve frequentemente temas políticos, tais como guerra, capitalismo, e consumismo. Os temas comuns das suas obras são polícias, membros da família real, e crianças.
Na 4ª e última parte do trabalho “Descobrindo Banksy”, ficam algumas obras iniciais e menos conhecidas do artista.
Diz-se que antes da sua ascensão à fama, o guerrilla artist foi guarda-redes do clube de futebol Easton Cowboys & Cowgirls, de Bristol.
Certo é que em 2001, juntou-se a eles numa digressão pelo México, onde jogou contra os combatentes da liberdade zapatistas e onde deixou um mural que lhes dedicou, retratando a sua luta pela independência.
Este trabalho, mostra a interpretação de Banksy da escultura de Bernini Extase de Santa Teresa.
Está pintadp numa parede em frente ao Claustro de Santa Chiara. A santa em êxtase é retratada com uma refeição do McDonald’s e uma Coca Cola no colo. Esta sobreposição entre a santidade e o mundano é mais uma das muitas críticas de Banksy ao consumismo.
Foi pintado para a exposição Backjumps (Edição #1) em 2003. Desde então, esteve adormecida durante mais de 8 anos sob 20 camadas de cores na Art-House “Bethanien” situada em Berlim Kreuzberg.
Every Picture Tells A Lie (Cada Imagem Diz Uma Mentira) recebeu uma quantidade incrível de visitantes, que apenas vieram para conhecer as obras de Banksy e que ignoraram todas as outras obras, desta e de outras exposições que decorriam no mesmo edifício.
Este mural está localizado no 4º distrito de Viena com a imagem de uma rapariga e as palavras “Thug Lovin” e BANKSY. É datado por volta de 2003-2004, quando Banksy visitou Viena várias vezes.
Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos
O artigo original foi publicado em @StreetArtNews
The original article appeared first @StreetArtNews
Veja os restantes artigios da série:
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.