“Selva de Cimento” de Xenz Artes & contextos concrete jungle by xenz in sandvika norway

“Selva de Cimento” de Xenz

1 de dezembro, 2020 0 Por Artes & contextos

Selva de Cimento

 

O artista britânico Xenz criou uma colorida selva de cimento em Sandvika, Oslo. Este projeto, comissionado pela Sandvika By em colaboração com o município de Bærum e produzido pela Street Art Olso, demorou cinco dias a ser concluído. A obra foi realizada pelo artista este verão, durante uma estadia de um mês na capital norueguesa.
Apesar do seu tremendo tamanha, as colunas permanecem diminuídas pela ponte ferroviária de Sandvika. Este contraste foi perfeitamente capturado pela fotógrafa e realizadora Nima Taheri.

“Selva de Cimento” de Xenz

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

Jaime Roriz Advogados Artes & contextos

“Soubemos desde logo que pintar as colunas de cima a baixo iria parecer incongruente com a vasta expansão de cimento bruto que constituía o plano de fundo. O que este espaço precisava era de algo mais subtil, algo que enaltecesse esta impressionante arquitetura em vez de a camuflar. A técnica de trompe-l’œil de Xenz e a fotografia e filme encantadores de Nima Taheri conseguiram certamente fazê-lo”

disse James Finucane da Street Art Oslo.

“Selva de Cimento” de Xenz Artes & contextos Nima Taheri Graeme Xenz 2020 76

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

Com uma superfície total de 200m2, Xenz começou por enfrentar as colunas com as mesmas técnicas de grafiti com que pintou armazéns abandonados em Hull, no norte de Inglaterra. Passados 125 anos da célebre visita de Claude Monet a Sandvika em 1895, este projeto ofereceu também a Xenz a oportunidade de fazer alguns paralelismos improváveis entre o Impressionismo e o Grafiti:

“A tinta em tubos deu aos Impressionistas a possibilidade de trabalhar en plein air pela primeira vez. Da mesma forma, a natureza portátil da tinta em spray gerou, pela primeira vez, novas oportunidades para a criação de arte nas ruas. Eu cresci a pintar em armazéns abandonados em Hull, mas não se tratava de replicar o estilo nova iorquino de grafiti que víamos nas revistas e nos programas de televisão. Para mim, tratava-se de usar as ferramentas e técnicas do grafiti – que eram acessíveis a todos – para criar um ambiente mais bonito à nossa volta.” – Xenz

“Selva de Cimento” de Xenz Artes & contextos Nima Taheri Graeme Xenz 2020 75

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

A obra foi formalmente apresentada por Berit Inger Øen, responsável pela cultura do município da cidade de Bærum, como parte de um evento organizado em conjunto pela Street Art Oslo e a Sandvika By.

“Há muito que estou entusiasmada com este projeto e estou muito contente com o resultado, que transformou esta zona e acrescentou cor à cidade. Ao longo do tempo, Sandvika recebeu várias obras de street art e espero que a de Xenz deixe a sua marca nesta cidade durante muitos anos. Também gostaria de agradecer a Arne Eriksen pelo seu generoso donativo que financiou este projeto.”

mencionou Davina Seljelid Arnesen da Sandvika By.

Graeme Brusby, também conhecido como Xenz, é licenciado pelo Edinburgh College of Art e trabalha como artista há mais de 20 anos. Xenz começou a fazer grafitis com apenas 14 anos, dentro dos armazéns abandonados de Hull, Inglaterra. Gradualmente o artista tem desenvolvido um estilo completamente distinto e experimental, no qual utiliza a tinta em spray para pintar paisagens nas quais habitam pássaros e borboletas. O artista vivia em Bristol onde pintava com membros do conhecido grupo de grafiti, TCF, assim como com artistas como Banksy e Inkie. Tem também participado em exposições no Reino Unido, Miami, Nova Iorque, Basileia, Ibiza, Nova Deli e Sydney. O artista mora em Roma há cerca de ano e meio

Check out below for more images of “Concrete Jungle”.

“Selva de Cimento” de Xenz

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

“Selva de Cimento” de Xenz Artes & contextos Nima Taheri Graeme Xenz 2020 82

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

“Selva de Cimento” de Xenz Artes & contextos Nima Taheri Graeme Xenz 2020 84

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

“Selva de Cimento” de Xenz Artes & contextos Nima Taheri Graeme Xenz 2020 79

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

“Selva de Cimento” de Xenz Artes & contextos Nima Taheri Graeme Xenz 2020 80

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

“Selva de Cimento” de Xenz em Olslo

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Constança Costa Santos

O artigo original foi publicado em @StreetArtNews
The original article appeared first @StreetArtNews


Talvez seja do seu interesse: World in Progress de Saype em Genebra

Artes & contextos