Faça uma Tour Virtual pela Casa Azul de Frida Kahlo Online Artes & contextos take a virtual tour of frida kahlos blue house free online

Faça uma Tour Virtual pela Casa Azul de Frida Kahlo Online

6 de outubro, 2020 0 Por Artes & contextos
Modo Noturno

A Casa Azul de Frida Kahlo

 

Nenhuma primeira viagem à Cidade do México fica completa sem uma visita ao Museu Frida Kahlo. Localizado na aldeia-tornada-em-bairro de Coyoacán, a sul do centro da cidade, requer uma curta viagem-dentro-de-uma-viagem para chegar lá.

Casa Azul de Frida Kahlo

Casa Azul de Frida Kahlo – Quarto com o espelho

Mas até para viajantes que não saibam nada da arte de Kahlo, vale a pena o esforço – principalmente, porque saem de lá a conhecer não só a arte e vida de Kahlo mas também o espaço e tempo culturalmente ricos que ela habitava. Isto deve-se ao facto de o edifício ocupado pelo Museu Frida Kahlo ter sido, na verdade, a casa onde a artista nasceu e passou a maior parte da sua vida, tornando-se numa das residentes mais notórias de Coyocán. (Outros incluem Octavio Paz, o ator de comédia icónico Mario “Cantinflas” Moreno e a atriz e cantora Dolores del Río)

Casa Azul de Frida Kahlo

Casa Azul de Frida Kahlo – Atelier

Ainda que quisesse voltar à Casa Azul há muito tempo, uma vez que o Museu Frida Kahlo é coloquialmente conhecido, por algum motivo não voltei lá em nenhuma das minhas viagens subsequentes à Cidade do México. E dado o estado do mundo das viagens no momento, duvido ter a chance de fazer outra visita em breve.

Felizmente, o museu tornou-se virtualmente explorável online com vistas de 360 graus de todas as suas salas bem como do seu terreno. Até virtualmente, refere Manon Garrigues da Vogue, “consegue sentir-se o espírito de Frida em todo o lado. No seu atelier estão pigmentos cuidadosamente organizados, virados para o seu cavalete, enquanto na cozinha, que em tempos recebia os amigos do casal em casa, incluindo o seu reconhecido vizinho, Trotsky que vivia na casa ao lado com a sua esposa, estão cerâmicas alegres.”

Casa Azul de Frida Kahlo

Casa Azul de Frida Kahlo – Pátio

Para aqueles com auriculares compatíveis, tudo isto pode ainda ser visto no modo WebVR – até o quarto de Kahlo, onde “uma urna com a forma do seu rosto, está na sua cama, a segurar as suas cinzas. Ao lado está o espelho no qual Frida, acamada, se observava para pintar os seus famosos autorretratos, tais como The Two Fridas e Frida y la cesarea, agora em exibição na moradia.”

Casa Azul de Frida Kahlo

Casa Azul de Frida Kahlo – Plantas no pátio

As dez divisões da casa-tornada-em-museu exibem grande parte da arte de Kahlo, é claro, mas também trabalhos do seu marido, o pintor Diego Rivera, bem como a roupa e objetos pessoais do casal. Irá encontrar quadros de outros artistas do tempo de Kahlo, como Paul Klee e José Maria Velasco, e também itens artesanais de outras regiões do México. A única coisa que falta na experiência virtual do Museu Frida Kahlo é o indispensável cafe de olla, desfrutado após a visita, nas ruas de Coyoacán. Entre na tour virtual aqui.

Casa Azul de Frida Kahlo

Casa Azul de Frida Kahlo – Cozinha

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Inês Carvalho

O artigo original foi publicado em @Open Culture
The original article appeared first @Open Culture


Talvez seja do seu interesse: Frida Kahlo on the Meanings of the Colors


close

Subscreva a nossa Newsletter e

Junte-se a 104 outros subscritores.

Artes & contextos
Últimos artigos de Artes & contextos (exibir todos)
Open Call Artes & contextos