Clément Mancini
Prémices – Chapitre II – gesso, acrílico e bastão de óleo sobre tela – 260 x 195 cm ©Clément Mancini
Apresentar, menos o objeto do desenho do que a ideia mesmo de desenhar. Pode ser que haja alguns ecos, nessa leveza pictórica, da criança artista, borrador e rabiscador que põe precisamente a mão na massa sem que seja representado o que quer que seja.
A originalidade é desde já integrada nessa ideia de desenho livre no gesso como no mármore. “Toda sensação e toda Figura já é sensação “acumulada”, “coagulada” como numa figura de calcário”, escreve Gilles Deleuze na sua obra sobre Francis Bacon. As marcas de ferrugem e de cobalto no gesso de Clément Mancini parecem camadas de uma experiência presa na massa. Esses traços evocam de facto essa noção de figura “figural”, definida pelo autor no mesmo texto como uma figura não figurativa, tipo um fulgor escapando ao discurso e à narração.
Viista do atelier © Clément Mancini
(1) GREENBERG Clement, Art et culture, essais critiques, éd. Macula, 1988, p191
(2) DELEUZE Gilles, Francis Bacon : Logique de la sensation, Paris, La Différence, p.27
Este artigo foi traduzido do original em francês por Cláudia Almeida
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