O Cesto, de Suresh Eriyat
Ao fim de oito anos, Suresh Eriyat e a sua empresa de produção Studio Eeksaurus trazem uma história de família, erros, e perdão. Tokri (Cesto) apresenta as tentativas de uma jovem rapariga para tentar remediar a quebra de uma preciosa relíquia de família, ao tecer e vender cestos a pessoas que passam.
Como crónica do seu trabalho, o barro serpenteia pelas ruas movimentadas de Mumbai, apresentando um grupo impressionantemente numeroso de personagens.
Em parte, um comentário social, Tokri foi inspirado numa experiência vivida pelo próprio Eriyat naquela cidade indiana, ao “despachar” uma criança que se aproximou dele quando estava parado num semáforo. “Ao afastar-se dali, foi atingido pela culpa, perguntando-se que circunstâncias teriam levado aquela criança a vender cestos, e se a sua atitude impetuosa apenas tenha contribuído para arrastar a situação por mais tempo”, refere uma declaração do estúdio.

Uma apresentação em vídeo dos bastidores do processo de criação, revela um conjunto massivo repleto de lojas e autocarros, carros e outros veículos que enchem as ruas.
Mostra animadores a mover constantemente as dezenas de personagens de barro que descem a calçada e circulam nos transportes públicos. “Para os pormenores do ambiente, fotografámos várias pequenas lojas nas ruas para referência, bem como interiores de casas de bairro degradado”, revelou o estúdio. “Tentámos acertar todos os pormenores, desde os adereços dentro de casa até à maquete e às marcas dos automóveis na via pública”.
O resultado é uma paisagem urbana animada e apinhada de elementos incrivelmente peculiares, como a velha fotografia de família, os têxteis padronizados empilhados em casa, os animais vadios e o lixo a ocupar becos.
As fotografias em formato alargado captam a magnitude das cenas em miniatura.
O Studio Eeksaurus é dirigido tanto por Suresh como por Nilima Eriyat, o produtor executivo da empresa. O prolífico animador criou centenas de filmes que lhe renderam uma Annecy Cristal, para além do reconhecimento de Clios e Cannes Lions. Para mergulhar ainda mais na realização de Tokri , vários vídeos apresentando os processos de pré-produção, música, e som estão disponíveis no Vimeo.


O artigo original foi publicado em @Colossal
The original article appeared first @Colossal
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos
Talvez seja do seu interesse: Bet She’an, um filme assinado por alunos da Supinfocom
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.
