
Capacetes de Astronauta e Globos São Cabeças em Esculturas0 (0)
5 de Junho, 2020
Yinka Shonibare CBE – Globos e Capacetes de Astronauta
Através de esculturas em tamanho real, o artista Yinka Shonibare CBE aborda a questão do colonialismo e os seus efeitos duradouros sobre as concepções modernas de identidade. Cada figura sem rosto desenvolve uma acção, aparece a disparar uma massa de flores de cerejeira a partir de uma espingarda, a avançar com um saco de malha pesada, ou a equilibrar uma torre de bolos. Evocativamente colocadas, as cabeças das figuras são substituídas por globos e capacetes de astronauta, que simultaneamente gesticulam no sentido do movimento sob a forma de viagem e exploração, obscurecendo as identidades individuais.
“Woman Shooting Cherry Blossoms” (2019), escultura única em fibra de vidro, tecido de algodão holandês estampado em cera, globo colorido à mão, aço, latão, zamak, madeira, resina e seda, 244 x 193 x 436 cm. Todas as imagens © Yinka Shonibare CBE, por Stephen White
Conhecido pela utilização de tecidos estampados através de suportes, o artista britânico-neerlandês veste as suas esculturas surreais com tecidos Batik, que têm uma história enraizada no colonialismo. Originalmente praticado no Sudeste Asiático, o método de tingimento de cera foi adoptado pelos holandeses, que produziam comercialmente os tecidos estampados e os vendiam às colónias da África Ocidental. Desde os anos 60, o tecido vibrante tem vindo a sinalizar a independência e identidade africanas.
Para mergulhar mais fundo nas obras de arte de Shonibare que exploram a identidade, o colonialismo e a globalização, vá ao Artsy e ao Instagram
“Woman Shooting Cherry Blossoms” (2019), escultura única em fibra de vidro, tecido de algodão holandês estampado em cera, globo colorido à mão, aço, latão, zamak, madeira, resina e seda, 244 x 193 x 436 cm
“Refugee Astronaut (2015),” esculturas, fibra de vidro, algodão estampado, rede, madeira, objetos de metal e plástico e chapa de aço, 208 x 93 x 90 cm
“Girl Balancing Knowledge” (2015), manequim de fibra de vidro, tecido de algodão estampado com cera holandesa, livros, globo e chapa de aço, 179 x 139 x 89 cm
Esquerda: “Butterfly Kid (Boy)” (2015), manequim de fibra de vidro, tecido de algodão estampado com cera holandesa, seda, metal, globo, couro e chapa de aço, 127 x 75 x 88 cm. Diraita: “Planets in My Head, Music (French Horn)” (2019),
manequim de fibra de vidro, tecido de algodão estampado com cera holandesa, trompa francesa, globo e chapa de aço, 137 × 55 × 51 cm
“Cake Man IV” (2015), manequim de fibra de vidro, tecido de algodão com estampa de cera holandesa, relógio de bolso, gesso, poliestireno, globo, placa de base de couro e aço, 315 x 140 x 92 cm
“Planets in My Head (Trumpet Girl)” (2018), manequim de fibra de vidro, tecido de algodão estampado com cera holandês, trompete, globo e chapa de aço, 160 x 69 x 50 cm
O artigo original foi publicado em @Colossal
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Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos
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