
ROA, em Retrospetiva0 (0)
13 de Maio, 2020
ROA
ROA é um e artista urbano de Gante, na Bélgica. Grafiter de renome mundial, criou mais de 1000 murais nas ruas de cidades de toda a Europa, Estados Unidos, Austrália, Ásia, Nova Zelândia e África, é sem dúvida o muralista mais prolífico que o mundo já conheceu!
Ainda muito jovem, o artista belga recorda-se de querer ser arqueólogo ou algo aventureiro e de colecionar pequenos crânios de aves e roedores que levava para casa, para desenhar. Cresceu nos anos 80 e, naturalmente, inspirou-se na vida americana; música, skate e por aí fora. O amor pela música, particularmente pelo hip-hop, rapidamente se juntou ao seu gosto pelo graffiti.

ROA Cidade do Cabo, África do Sul (2018)
Durante os seus primeiros anos, Roa manifestou uma combinação eclética e dinâmica de estilos. Na altura, ainda não havia um movimento predominante na Bélgica. Com o passar do tempo, a evolução do cenário desenvolveu-se à medida que os visitantes estrangeiros deixavam para trás uma variedade de talentos e competências. Lenta mas seguramente Roa tornou-se viciado na natureza da arte urbana.
A localização é crucial e ROA sempre escolheu muito cuidadosamente os locais onde colocar os seus trabalhos.
Cada espécie que escolhe representar é nativa do local onde está a trabalhar. São exsemplos, um grande pangolim na Cidade do Cabo ou um tubarão na ilha caribenha de Porto Rico.
Trabalhando principalmente com preto, branco e cinzento, a sua paleta de cores não podia ser mais simples, mas o seu estilo é inconfundível.

Viena, Austria (2012)

Londres, Inglaterra (2013)

Fort Smith, Arkansas, EUA (2015)

Joanesburgo, África do Sul (2012)

Dunedin, Nova Zelândia (2014)

Kiev, Ucrânia (2016)

Hasselt, Bélgica (2012)

Bromolla, Suécia (2014)
Considerado como o muralista mais prolífico do mundo, com mais de mil murais, ROA continua a surpreender multidões com a sua arte única e modelos muito especiais.
O artigo original foi publicado em @StreetArtNews
The original article appeared first @StreetArtNews
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos
Talvez seja do seu interesse: Banksy and his mates turned a ‘hell hole into beautiful art’
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.