Franchise Freedom
Estúdio Drift, a dupla holandesa de designers, projetou esta instalação no céu de Roterdão como uma homenagem ao pessoal de saúde. No Dia da Libertação dos Países Baixos(1) , um total de 300 drones luminosos ocuparam o espaço aéreo como se fosse uma tela sobre o hospital Erasmus MC.
(1)N.da R. – 5 de maio, dia da libertação da ocupação Nazi

Às 22h00 do dia 5 de maio a obra de arte Franchise Freedom sobrevoou o rio Maas em Roterdão acompanhada pela música ao piano de Joep Beving.
Por iniciativa da dupla artística DRIFT, em colaboração com a organização artística Mothership, um impressionante enxame de 300 drones luminosos ocupou o espaço aéreo, uma ode voadora à liberdade e, ao mesmo tempo, uma homenagem a quem trabalha dia e noite pela segurança dos outros.
A Franchise Freedom propõe-se evidenciar a relevância de dois importantes valores fundamentais da humanidade: a saúde e a liberdade. De uma forma poética, os 300 drones permitiram-nos ver e sentir como é o movimento individual de liberdade num grupo. A obra de arte convida-nos a observar os padrões e mecanismos de sobrevivência na natureza, e a aprender com eles. A liberdade individual só pode ser protegida através dos esforços conjuntos de todo o grupo. A Franchise Freedom é também um apelo à sociedade para que, em conjunto, ultrapasse a crise atual.

Esta performance, uma escultura voadora, um enxame de centenas de drones, usando um algoritmo especialmente desenvolvido para a ocasião, expressa o comportamento autónomo natural de um enxame, ou de um bando como o de estorninhos. Esta imagem questiona o conceito humano de liberdade e de construção social.
A obra de arte propõe-nos uma ligação à natureza e ao ser humano através da poesia e da inovação tecnológica. A Franchise Freedom ganhou o Prémio Dezeen em 2019 e está nomeada para o Global Fine Art Award. A humanidade está a enfrentar a maior crise global que a nossa geração alguma vez viveu. Desde a Segunda Guerra Mundial, a nossa liberdade individual e colectiva nunca esteve tão comprometida como agora. O projecto quer fazer justiça à importância de celebrar a liberdade, mesmo que a situação actual não nos permita fazê-lo da forma a que estamos habituados.

Ralph Nauta, artista do DRIFT: ” A COVID-19 torna evidente que os seres humanos dependem uns dos outros. O futuro só tem valor se o conseguirmos reconstruir juntos de forma sustentável, com base num maior interesse coletivo. Sem saúde não há liberdade”.
Jeroen Everaert, fundador e líder criativo da Mothership: “Neste muito especial Dia da Libertação, todos estamos encurralados pelo coronavírus. Precisamente agora, a Mothership quer colaborar com esta obra de arte para lançar uma mensagem de esperança. Lembra-te, mantém a esperança e resiste!
Ahmed Aboutaleb, Presidente da Câmara de Roterdão: “É uma pena que este ano não nos possamos encontrar para comemorar a destruição do centro da nossa cidade há oitenta anos. No entanto, é muito reconfortante ver como a necessidade pode ser transformada numa virtude através da criatividade. Um coração iluminado sobre o nosso centro histórico, verdadeiramente comovente”!

Colaboração
Franchise Freedom foi possível, graças à colaboração de Mothership, Nomobo, Xinix films, Ossip van Duivenbode, Havenbedrijf Rotterdam, Universidade Erasmus de Roterdão, Câmara Municipal de de Roterdão, Rotterdam Partners, Hospital Erasmus MC, Rotterdam Topsport e Rotterdam Festivals. A aliança das marcas Rotterdam Make It Happen apoia este projecto, uma vez que ele representa a resistência da cidade de uma forma única. A Franchise Freedom também foi possível graças à colaboração da fundação Stichting Droom em Daad.
O artigo original foi publicado em @Descubrir el Arte
The original article appeared first @Descubrir el Arte
Ajuda-nos a manter viva e disponível a todos esta biblioteca.

Este artigo foi traduzido do original em castelhano por Redação Artes & contextos
Talvez seja do seu interesse: Uma Viagem de 5 horas pelo Museu Hermitage
Assinados por Artes & contextos, são artigos originais de outras publicações e autores, devidamente identificadas e (se existente) link para o artigo original.
