P P Rubens

Estudar Rubens como antídoto contra o confinamiento

30 de abril, 2020 0 Por Artes & contextos
Modo Noturno

Rubens

 

A Fundação Carlos de Antuérpia apresenta uma série de encontros virtuais sobre a pintura flamenga e as relações artísticas entre a Espanha e a Flandres.

 

A Fundação Carlos de Amberes oferece um curso online sobre pintura flamenga e as relações artísticas entre a Espanha e a Flandres ao longo dos séculos XVI e XVII.

O curso é composto por diferentes encontros virtuais de Fernando Checa, patrono da Fundação Carlos de Amberes, professor de História de Arte da Universidade Complutense de Madrid e antigo director do Museu Nacional do Prado.


O Martírio de Santo André, de Pedro Paul Rubens, Madrid, Delegação Real de Santo André dos Flamengos.

O primeiro vídeo da série é dedicado à jóia histórica mais preciosa da Fundação: O Martírio de Santo André, uma obra-prima do último período de Peter Paul Rubens, completado um ano antes da sua morte. Encomendado para o Hospital Real de San Andrés de los Flamencos, a origem da actual Fundação, o quadro permanece na sua posse desde então.

 

Da esquerda para a direita, detalhes de O Calvário, óleo sobre painel, 343 x 193 cm, Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial (Madrid), e A Deposição, antes de 1443, óleo sobre painel, 204,5 x 261,5 cm, Madrid, Museu do Prado, ambas as obras, de Roger van der Weyden.

 

No segundo encontro virtual, intitulado “Pinturas para Mulheres”, Fernando Checa reflecte sobre duas das obras mais importantes de Roger van der Weyden: O Calvário e Deposição. Um estudo que incide sobre o significado e a função destas duas telas e que propõe também uma reflexão profunda sobre a dor como sentimento universal, para além do espaço e do tempo, e que se liga de forma inequívoca ao tempo presente que estamos a viver.

 

Peças de colecções do Barroco no Archdukes Albert e Elizabeth Clara Eugenia, em Bruxelas.

 

Como toque final, o professor muda-se para o início do século XVII em Bruxelas para analisar as várias formas de recolha barroca dos Arquiduques Albert e Isabel Clara Eugenia, parando na série Os Cinco Sentidos, de Brueghel e Rubens, entre outros artistas, que faz parte das colecções do Museu do Prado.

Todos os vídeos estão disponíveis gratuitamente no website da Fundação.

O artigo original foi publicado em @Descubrir el Arte
The original article appeared first @Descubrir el Arte

Este artigo foi traduzido do original em castelhano por Redação Artes & contextos


Talvez seja do seu interesse: Gante celebra em 2020 o ano Jan van Eyck (extendido até à Primavera de 2021)

Artes & contextos
Open Call Artes & contextos