100 Melhores Filmes de comédia

Os 100 Melhores Filmes de comédia de sempre

31 de março, 2020 0 Por Artes & contextos
Modo Noturno

Os 100 Melhores Filmes de comédia de todos os tempos, de acordo com 253 críticos de cinema de 52 países

(Este artigo foi inicialmente publicado em 2017)
Does comedy come with an expiration date? Scholars of the field both amateur and professional have long debated the question, but only one aspect of the answer has become clear: the best comedy films certainly don’t. T

Esta noção revela-se nas diversas épocas cinematográficas representadas na recente votação da BBC Culture entre 177 críticos de cinema para escolher os 100 melhores filmes de comédia de todos os tempos. A maioria de nós viu o Groundhog Day  (O Feitiço do Tempo) de Harold Ramis em algum momento (e provavelmente em em mais de um momento) nos últimos 24 anos; poucos de nós viram o filme dos Irmãos Marx Duck Soup (Os Grandes Aldrabões), mas mesmo aqueles de nós, que se consideram demasiado cool e modernos para ver os Irmãos Marx terão de reconhecer a sua genialidade.

 

O Top 10 dos 100 Melhores Filmes é o seguinte:

  1. Some Like It Hot (Quanto mais quente melhor) – (Billy Wilder, 1959)
  2. Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (Doutor Estranhoamor) – (Stanley Kubrick, 1964)
  3. Annie Hall  – (Woody Allen, 1977)
  4. Groundhog Day (O Feitiço do Tempo) – (Harold Ramis, 1993)
  5. Duck Soup (Os Grandes Aldrabões) – (Leo McCarey, 1933)
  6. Life of Brian (A Vida de Brian) – (Terry Jones, 1979)
  7. Airplane!  (Aeroplano) – (Jim Abrahams, David Zucker and Jerry Zucker, 1980)
  8. Playtime (Vida Moderna) – (Jacques Tati, 1967)
  9. This Is Spinal Tap – (Rob Reiner, 1984)
  10. The General (Pamplinas  Maquinista) – (Clyde Bruckman and Buster Keaton, 1926)

A BBC publicou no seu site a Lista dos 100 Melhores (o último lugar é um empate entre The Ladies Man (O Homem das Mulheres) de Jerry Lewis e The King of Comedy (O Rei da Comédia) de Martin Scorsese), acompanhado por uma lista completa dos críticos participantes e dos seus votos, comentários críticos sobre os 25 melhores, um ensaio sobre se entre homens e mulheres as escolhas são diferentes (a maioria não, mas com algumas divisões notáveis em filmes como Clueless (As Meninas de Beverly Hills) e Animal House (A República dos Cucos), outro sobre se a comédia difere de região para região, e outro sobre o porquê de Some Like It Hot (Quanto mais quente melhor) ser o número um.

Embora nenhum entusiasta da Hollywood clássica alguma vez negasse a honra à farsa de Billy Wilder de 1959, o filme não teria surgido no topo de uma pesquisa de opinião feita apenas entre críticos americanos e canadianos: O Dr. Strangelove de Stanley Kubrick ganha com facilidade em tal universo de votantes. “Curiosamente, os críticos da Europa Oriental foram muito mais propensos a votar no Dr. Strangelove do que os críticos da Europa Ocidental”, acrescenta Christian Blauvelt. “Talvez os EUA e os países outrora para lá da Cortina de Ferro apreciem tanto o Dr. Strangelove porque o filme satiriza impiedosamente os delírios de grandeza mantidos por ambos os lados.

E talvez Some Like It Hot (Quanto mais quente melhor) seja mais apreciado pelos europeus do que pelos críticos norte americanos porque, embora seja um filme de Hollywood, tem um toque continental e uma atitude nitidamente europeia em relação ao sexo”.

Outros trabalhos, como o elaborado e moderno espectáculo de 70 milímetros de Jacques Tati, foram também recebidos de forma diferente, para o dizer de forma suave, em alturas e locais diferentes.

Mas se toda a comédia acaba por nos fazer rir, a única forma de conhecer a nossa própria posição no espectro da comédia cultural é simplesmente sentarmo-nos e ver o que tem esse efeito singularmente agradável em nós. Por que não começar com The General (Pamplinas  Maquinista) de Keaton que até pode ser visto gratuitamente online – e a um certo nível o predecessor de (e, aos olhos de alguns críticos, superior) até mesmo de algumas comédias físicas dos nossos dias?

Os 100 Melhores Filmes de comédia de sempre Artes & contextos img 5e8358fe83c7e

O artigo: The 100 Funniest Films of All Time, According to 253 Film Critics from 52 Countries, foi publicado @Open Culture
The post: The 100 Funniest Films of All Time, According to 253 Film Critics from 52 Countries, appeared first @Open Culture

Este artigo foi traduzido do original em inglês por Redação Artes & contextos

Talvez seja do seu interesse: Hear Four Hours of Music in Jim Jarmusch’s Films: Tom Waits, Iggy Pop, Neil Young, Screamin’ Jay Hawkins & More


 

Artes & contextos
Últimos artigos de Artes & contextos (exibir todos)
  • 27
  •  
  •  
  •  
  •  
Open Call Artes & contextos